Iquique se destacou por ser uma das cidades patrimoniais do Chile. O Paseo Baquedano, sua arquitetura e a história que aconteceu nos finais do século XIX deram forma a esta cidade situada na Região de Tarapacá. Convidamos você para caminhar pelo seu centro histórico e pelas oficinas salitreiras de Humberstone e Santa Laura.

O tour nos leva pela estrada em direção ao norte. No meio do deserto do Atacama se desponta uma das cidades mais lindas do Chile situada às margens do mar.

De que se trata esta história que deu vida aos anos mais gloriosos do Chile?

Fala-se de aristocracia, mulheres elegantes, cheias de joias e longos vestidos que saíam às ruas para ter vida social. Os homens miravam desde os balcões das enormes casas de cores até encontrar a mulher que queriam. Quando a tinham de frente para seus olhos, saíam em busca dela, com cigarros e charutos pelo famoso Paseo Baquedano.

Festas, bailes, concertos e muito mais acontecia na maravilhosa cidade de Iquique, onde ainda podemos caminhar em suas ruas e imaginar a história de tantos antepassados que viveram aqui.

Esta é a história de Iquique nos finais do século XIX, princípios do século XX, onde as famílias que manejavam as salitreiras construíram grandes casas com estilo americano, cuja arquitetura foi reconhecida em nível nacional e internacional.

Com o auge da produção salitreira, essas ruas se transformaram no centro urbano de Iquique. Muitos dos habitantes de Iquique eram donos ou trabalhavam em grandes postos das oficinas salitreiras de Humberstone e Santa Laura, que estão situadas a 50 quilômetros da grande cidade.

Com os anos, se converteram no maior campo petrolífero de ouro branco do mundo e se tornaram um potente foco cultural, com um constante intercâmbio de ideias, costumes e organizações. Entretanto, é possível visitar Humberstone e Santa Laura a partir de um tour que saia de Iquique, sendo possível, no mesmo caminho, visitar o povoado La Tirana, onde se faz uma tremenda festa religiosa no mês de julho em homenagem à Virgen del Carmen.

Hoje em dia, o centro histórico de Iquique e o Paseo Baquedano é considerado um dos lugares mais turísticos de Iquique, onde é possível reviver os anos mais esplendorosos do Chile. Além disso, faz parte do conjunto de monumentos nacionais do Chile desde 1977 e foi declarado como zona típica. 

Viva a experiência