O trekking é uma das atividades favoritas para quem visitam o Parque Nacional Radal Sete Canecas. Conta com pozones de água aptos para o banho e bosques de robles, coigües e ñirre de diversas cores.
O Parque Nacional Radal Siete Tazas possui 5.147,51 hectares e suas principais atrações são as sete quedas de água e suas respectivas “xícaras” que foram formadas pelo Rio Claro de Molina durante milhares de anos na rocha basáltica. Esta região é uma transição entre a flora e fauna da zona central e da zona sul, com a presença de diversas espécies de aves cantoras como o tordo e a tenca; além de grandes predadores como o puma e o gato colocolo e duas espécies de marsupiais, a yaca e o monito del monte.
Entre os bosques de cipreste da cordilheira e roble se encontram alguns vestígios de antigos povos nômades caçadores e catadores de pedras tácitas, utilizadas principalmente para moer alimentos.
Dados Parque Nacional Radal Siete Tazas
Localização: O parque se encontra localizado na Província de Curicó, em Molina.
Como chegar: A 55 km de Molina seu principal acesso é por um caminho que une esta cidade com o setor da cordilheira denominado Parque Inglés. O caminho é asfaltado apenas nos primeiros 7 km, sendo o restante de pedra. É importante manter a atenção nos últimos 9 km, já no interior do parque, pois há certo grau de dificuldade no trânsito durante o inverno, principalmente entre junho e julho pelas nevascas. Outra via de acesso é por Talca e San Clemente. O caminho apresenta inclinações em alguns trechos, para os quais se recomenda apenas o tráfego de caminhonetes ou Jeeps. Os primeiros 40 km estão asfaltados. Para chegar ao local, você deve pegar a Rota Internacional Pehuenche, em seguida, o cruzamento a Corralones e, por último, o desvio Las Lomas, 28 km, sendo a maioria do trecho de pedra.
Quando ir: Todo o ano.
Horários:
- Verão: de 8h30 a 20h
- Inverno: de 8h30 a 17h30
Clima: O clima da região é do tipo temperado cálido com estação seca prolongada. Em direção ao oriente, devido à maior altitude, há algumas características do clima de montanha, com presença de frequentes nevadas que fazem com que a neve permaneça durante o inverno e boa parte da primavera, especialmente nas ladeiras montanhosas sul e leste. A temperatura média anual é de 14,7°C e as precipitações chegam a 980 mm.
Serviços: Conaf, alojamento e transporte.
*Os valores se encontram em pesos chilenos.
Infraestrutura e Serviços Parque Nacional Radal Siete Tazas
Administração da área: O escritório administrativo se encontra no setor Parque Inglés.
Posto de guarda-florestal: Existe um posto no setor de Las Siete Tazas.
Centro de Informação Ambiental: No setor Parque Inglés.
Áreas de alimentação e camping: O Camping Los Robles, encontra-se a cargo de um concesionário e se localiza no setor Parque Inglés. Conta com 50 lugares equipados com água, luz, banheiros, locais para refeição, fogão e segurança. Camping 6 pessonas (local por dia): CLP 8.000
Alojamento: No setor Parque Inglés existe um albergue particular, "La Flor de la Canela", sem concessão, que permanece aberto durante todo o ano.
Primeros Socorros: Pronto Socorro Radal a 500 m do Posto de polícia em Radal.
Serviços externos:
- Venda de Alimentos: Em Molina a 55 km da administração da Reserva e no Albergue La Flor de La Canela
- Telefone: no Posto Radal e no Albergue.
Atrações Parque Nacional Radal Siete Tazas
O que ver?:
A paisagem desta maravilhosa reserva é dominada pela presença do bosque típico da zona central do país, desde onde se pode observar robles, hualos, coigües e ñirres, que especialmente durante o outono contrastam suas diversas cores com a neve dos altos cumes. Em maio, a cor do bosque é mais intensa.
A área apresenta setores de extraordinária beleza entre as quais sobressaem Las Siete Tazas que corresponde a uma sequência de sete quedas de água e suas respectivas formas de "xícaras", que se destacam no fundo da rocha negra basáltica do rio Claro. Além disso, também há duas grandes quedas d´água, El Velo de Novia e La Leona.
O rio Claro, limite sul da reserva, com suas águas frias e cristalinas desgastou por milhares de anos a rocha basáltica formando espetaculares formas sobre ela, como as Sete Tazas, o Salto de la Leona e o Velo de La Novia, além de 22 quedas ou xícadas ao longo do rio Claro.
O que fazer?:
- Banhos em poças no rio Claro (Parque do Inglés e Radal).
- Cavalgadas (aluguel de cavalos no interior do Valle de las Catas).
- Mountainbike (aluguel de bicicletas no interior do Valle de las Catas).
- Trekking (caminhada) ao longo dos diferentes percursos do setor. Setor Velo de la Novia.
- Excursões guiadas.
- Caiaque (apenas para profissionais, devido às diversas quedas d´água e correntezas do rio Claro).
- Fotografia.
- Observação da Vida Silvestre: em todos os setores do Parque: Parque do Inglés, Salto de la Leona, Siete Tazas, Velo de la Novia, Lagunas Mondaca e El Radal.
Trilhas:
No setor Parque Inglés nascem várias trilhas de excursão, sinalizadas pela Conaf, que permitem ao visitante conhecer melhor a área. Você também pode percorrer as trilhas educativas.
Percursos e mirantes:
- Mirante Siete Tazas: Espectacular vista desde a margem sul de Las Siete Tazas.
- Mirante Quebrada de los Coigües: caracteriza-se por seu microclima e exuberante flora formada principalmente por bosques de coihues gigantes de mais de 500 anos e 50 metros de altura.
- Bosque de Cipreste da Cordilheira: Dentro do Fundo se encontra o Bosque de Cipreste da Cordilheira que se apresenta mais conservado no norte do país. Este percurso é feito pelo caminho de acesso ao Vale de las Catas.
- Cachoeira Los Chorros: Impressionantes cachoeiras de mais de 100 metros de altura localizadas no interior da montanha Frutillar.
Infraestrutura para deficientes: Trilha Siete Tazas, com una extensão de 300 metros feitos em aproximadamente 30 minutos a pé.
Vale del Indio:
- Extensão: 15 km
- Duração a pé: Todo o dia
Los Chiquillanes:
- Extensão: 7 Km
- Duração a pé: 5h
La Montañita:
- Extensão: 1 Km
- Duração a pé: 2h
Trilha interpretativa Salto la Leona:
- Extensão: 1.200 metros
- Duração a pé: 2h
El Coigue:
- Extensão: 1 km
- Duração a pé: 1 hora
Patrimônio Natural Parque Nacional Radal Siete Tazas
Geomorfologia: A topografia da área é muito acidentada, com altos cumes e penhascos, principalmente na margen sul do rio Claro, mas também há setores com suaves inclinações no Parque Inglés. As montanhas de maior altitude são:
- El Alto - 2.156 m
- Coligua - 2.026 m
- Frutillar - 1.680 m
- El Fraile - 1.425 m
- El Cordón de Guamparo - 2.146 m
Hidrografia: O sistema fluvial se constitui basicamente do rio Claro, que corresponde ao limite sul da área. Os principais afluentes são os rios Campo, El Toro e Radal, que deságuam no rio Claro em um ponto muito próximo ao limite leste da área. Os rios anteriormente mencionados possuem leitos permanentes e se destacam pela pureza de suas águas, assim como o ri o Claro, o qual se constitui em uma importante fonte de abastecimento de água no Vale Central.
Flora: A região da pré-cordilheira andina, onde se localiza o Radal Siete Tazas, é um lugar de contato entre a vegetação esclerofila, típica das zonas mediterrâneas do Chile Central e o bosque úmido do sul. Neste local, olivillos, raulíes, carvalho, coigües e lauréis crescem junto com quillayes, litres e peumos. Na parte mais seca das montanhas se encontram cactos e chaguales, típicos das zonas mais ao norte. A vegetação é bastante diversificada com espécies do gênero Nothofagus como hualo e huala, espécies “vulneráveis” segundo o Simpósio de Flora Arbórea e Arbustiva do Chile com Problemas de Conservação. Outras espécies que ganham destaque são o cipreste da cordilheira, que se encontra em estado de vulnerabilidade e apresenta pequenos bosques em lugares próximos às Sete Tazas, Luma Blanca, maitén do Chubut e huillipatagua, estas úlimas classificadas como “raras”. É nesta reserva onde se encontra a maior concentração de cipreste da cordilheira no país.
Fauna:
A fauna desta área é constituída por mamíferos e aves. Entre os mamíferos se encontram:
- Pudus
- Pumas
- Raposas culpeo
- Raposas chilla
- Furão-pequeno
- Vizcacha
- Gato colocolo
- Gato do mato grande
- Gambá.
Também habitam duas das três espécies de marsupiais do país: a yaca e o colocolo.
Entre as aves, destamcam-se o loro tricahue, que se encontra em perigo de extinção, a torcaza, o loro cachaña, o falcão peregrino, o condor, a águia, o gavião-peneira, o falcão de papo branco, o pica-pau, o pato correntino entre outros.
Patrimônio Histórico Parque Nacional Radal Siete Tazas
Entre os meses de maio de 1987 e dezembro de 1992 foram realizadas onze campanhas de investigação arqueológica na Reserva Nacional. O objetivo era determinar o patrimônio arqueológico pré-hispânico da área e conhecer as modalidades de subsistência adotadas pelos grupos de caçadores coletores e agricultores da pré-cordilheira que habitaram a área em diferentes períodos pré-histórico e históricos. Essas campanhas permitiram detectar 33 sitios arqueológicos, 28 dos quais correspondem a jazidas com provas de ocupação indígena e 5 sitios de ocupação histórica, tanto nas áreas de proteção quanto nos setores mais próximos.
O estudo parcial que foi realizado na área Radal Siete Tazas e em seus arredores permitiu comprovar que os sítios indígenas conservam evidências materiais de ocupação deixadas por grupos de caçadores coletores da cordilheira. Estes grupos utilizavam lugares de paradeiro ou acampamento temporário em espaços de bosque aberto, nos setores de explanada ao lado de cursos menores de água ou nas proximidades do rio Claro, do rio Toro e de outros cursos importantes. Eles aproveitavam as pedreiras de andesita basáltica e os depósitos de obsidiana para se abastecerem de matéria prima e utilizá-las na fabricação de instrumentos de pedra.
Recomendações
O clima é mediterrâneo, quente no verão e frio no inverno. A temperatura média anual é de 13°C. A zona central do Chile é considerada a mais quente do país. No verão as temperaturas superam os 30°C.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.