No meio do deserto de Atacama encontram-se as Termas de Mamiña, um antigo assentamento indígena preincaico. Relaxe-se e aproveita as águas terapêuticas que nascem do altiplano chileno.

As Termas de Mamiña se localizam no norte do Chile onde, segundo evidências arqueológicas, foi uma antiga aldeia indígena pré-inca.  Estão instaladas no alto de um vale, o que confere ao visitante uma visão única da impressionante paisagem do deserto que rodeia todo o centro termal. Oferecem excelentes alternativas para quem deseja desfrutar da vida natural, da aventura, do sol e das paisagens desérticas.

O nome Mamiña provém de uma lenda na qual a filha única de um chefe Inca recuperou a visão ao utilizar essas águas, hoje famosas por suas características terapêuticas. Portanto, para celebrar o milagre, seu pai ordenou que o vale recebesse o nome de "menina dos meus olhos", significado de Mamiña nessa língua indígena. A região foi ocupada por grupos humanos antes mesmo do domínio Inca e até hoje existem edificações que datam do período da colônia espanhola.

Nessa zona ainda se preserva um tradicional estilo andino de dividir os terrenos em degraus, para que possam ser utilizados no cultivo de hortaliças, alfafas e frutas. Os habitantes do lugar são descendentes dos antigos Aymarás e Quechuas, muito apegados às suas tradições e costumes ancestrais.