No meio do deserto de Atacama encontram-se as Termas de Mamiña, um antigo assentamento indígena preincaico. Relaxe-se e aproveita as águas terapêuticas que nascem do altiplano chileno.
As Termas de Mamiña se localizam no norte do Chile onde, segundo evidências arqueológicas, foi uma antiga aldeia indígena pré-inca. Estão instaladas no alto de um vale, o que confere ao visitante uma visão única da impressionante paisagem do deserto que rodeia todo o centro termal. Oferecem excelentes alternativas para quem deseja desfrutar da vida natural, da aventura, do sol e das paisagens desérticas.
O nome Mamiña provém de uma lenda na qual a filha única de um chefe Inca recuperou a visão ao utilizar essas águas, hoje famosas por suas características terapêuticas. Portanto, para celebrar o milagre, seu pai ordenou que o vale recebesse o nome de "menina dos meus olhos", significado de Mamiña nessa língua indígena. A região foi ocupada por grupos humanos antes mesmo do domínio Inca e até hoje existem edificações que datam do período da colônia espanhola.
Nessa zona ainda se preserva um tradicional estilo andino de dividir os terrenos em degraus, para que possam ser utilizados no cultivo de hortaliças, alfafas e frutas. Os habitantes do lugar são descendentes dos antigos Aymarás e Quechuas, muito apegados às suas tradições e costumes ancestrais.
Quando ir: Todo o ano.
Instalações: As Termas de Mamiña correspondem a um conjunto de diversas fontes de água muito quentes, algumas adaptadas para o uso público e outras preservadas exatamente como são.
Os Banhos de Ipla, são as fontes termais mais conhecidas, possuem banheiras de água termal e piscinas naturais individuais. Suas águas brotam a uma temperatura média de 45°C.
A fonte El Tambo, próxima a Ipla, possui as águas mais quentes da região, chegando a 57°C.
La Magnesia possui água potável e a fonte Radium foi a que deu origem à lenda da filha do chefe Inca e que também é recomendada para as doenças oculares.
Para banhos de barros, os especialistas recomendam os Banhos Chineses, uma fonte de barro radioativo aconselhado para as doenças da pele.
Tipos de água:
Águas hipotermais (57ºC e 45ºC)
Oligominerais
Hipertônicas
Sulfatadas
Cloretadas
Sódicas
Silicatadas
Radioativas
Indicações:
Doenças respiratórias
Doenças nervosas
Doenças da pele
Reumatismo
Fadiga
Ciática
Doenças das articulações
Doenças do tipo neurológico
Contraindicações:
Doenças graves do coração
Aplicações:
Banhos termais ao ar livre
Banhos termais individuais
Banhos de barro
Gastronomia
A cozinha no norte do Chile é caracterizada por uma variedade de legumes e cereais, devido ao clima árido. Dentro os ingredientes mais comuns são a quinoa, um grampo na cultura Inca, também é a batata, cenoura e várias frutas tropicais como manga, maracujá e goiaba.
Entre os pratos típicos são alpaca assado cozido na lenha, chuño, que é uma sopa feita de carne de alpaca batata, cebola, trigo e outros vegetais. Na área costera podem- se achar todo tipo de frutos do mar e peixes para fazer diferentes preparaçoes.
Mais ao norte temu m doce típico, o chumbeque que é feito de farinha, manteiga e jaleia de de laranja, manga, maracujá e outras frutas. Também tem os pululos, que são uma espécie de arroz muito comum no extremo norte.
Tour: Desde Iquique/ Pozo almonte até as Termas de Mamiña.
Recomendações
O clima é litoral desértico, mas é muito seco. Na costa não há temperaturas extremas entre o dia e a noite. A temperatura média anual é de 18°C. Muitas das excursões que são feitas incluem a visita a locais que estão no planalto chileno, acima de 3.500 m. Isso significa que as pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis. É importante tomar muita água e manter o corpo bem hidratado. Não fazer movimentos bruscos e deixar que o corpo se adapte à altura.
O comércio nas zonas rurais abre durante todo o dia, mas fecha entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável que você leve dinheiro em pesos chilenos, já que não há possibilidade de pagar com cartões em quiosques e áreas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
Vêem a descobrir Termas de Mamiña
Tours em Termas de Mamiña
Estes são os melhores tours por dia para conhecer o melhor de Termas de Mamiña