Viña del Mar é uma das cidades mais turísticas no Chile. Por causa de sua proximidade com Santiago, é apenas 120 quilômetros de carro. É visitada durante todo o ano por milhares de turistas, chilenos e estrangeiros. Com Valparaíso formam um polo turístico importante, onde eles misturam boas praias, entretenimento nocturno, atividades esportivas e cultura.
Viña del Mar é uma das cidades mais turísticas do Chile. Como está muito perto de Santiago, apenas a 120 km de carro pela rota 68, é visitada durante todo o ano por milhares de turistas, tanto chilenos quanto estrangeiros. Junto com Valparaíso formam um pólo turístico importantíssimo, onde se mesclam boas praias, diversão noturna, atividades esportivas e culturais.
Viña del Mar se encontra a 213 km da passagem Los Libertadores, na fronteira com a Argentina, sendo uma cidade muito visitada por estes turistas. É por isto que a atividade comercial está enfocada principalmente em oferecer aos visitantes todos os serviços e comodidades que eles possam necessitar, incluindo hotéis 5 estrelas, albergues, excursões, uma ampla oferta gastronômica, bares e discotecas.
O centro comercial de Viña encontra-se em volta da praça José Francisco Vergara e da famosa rua Valparaíso, enquanto que sua extensa e exuberante costa litorânea tem mais de 4 km e vai de Caleta Abarca a Ochoa, trecho que pode ser percorrido caminhando. Pela avenida se observam edifícios de grande beleza arquitetônica, como o Clube Árabe e o Castelo Wülff, este último num estilo tipicamente medieval, com uma torre ameia e outra circular. Ao cruzar o esteiro Marga-Marga, chega-se à tradicional Avenida Perú que oferece excelentes mirantes com vistas para toda a costa, além de cafés e restaurantes para comer e descansar.
Em direção ao norte, estão as famosas praias Acapulco e Sol, próximas ao antigo cais Vergara inaugurado em 1938 e que foi utilizado como cargueiro para o transporte de carvão e mais tarde como porto de açúcar. Hoje, após uma remodelação, é usado como ponto turístico. Além disso, o parque costeiro e a praia do Esporte oferecem várias alternativas para diversão familiar e estão habilitados com campos de futebol, quadras de vôlei, tênis e rampas para skate.
Se você estiver procurando feiras artesanais e jogos infantis, poderá encontrá-los no Paseo San Martín e estender o tour até a praia Reñaca, considerada a mais popular da região com várias atividades de verão.
Viña del Mar é muito mais que mar e praias, a cidade está cheia de castelos e palácios construídos no início do século XX, vários deles foram transformados em museus e centros culturais. Alguns exemplos são o Palácio Vergara que funciona como museu de belas artes, o Palácio Carrasco como centro cultural da subprefeitura, o Castelo Wülff onde se encontra a repartição do patrimônio, além de outros como o Rioja que está aberto ao público para mostrar sua arquitetura, decoração e imobiliários.
Outros lugares que vale a pena visitar são o Teatro Municipal, construído em 1925 e considerado monumento histórico nacional, o Cassino, um dos mais completos e modernos do país que conserva sua antiga decoração e o museu de arqueologia de história natural Francisco Fonck, que contém prataria mapuche, cerâmica pré-colombiana e uma ampla coleção sobre a Ilha de Páscoa, incluindo um Moai trazido da ilha.
Em relação a lugares ao ar livre a Quinta Vergara conserva exóticas plantas trazidas do oriente e da Austrália por sua dona, Dolores Pérez de Arce, e em cujo anfiteatro se realiza todos os anos o Festival da Música de Viña del Mar. A lagoa Sausalito, antes pertencente à família Vergara, é um complexo turístico onde se pode passear de lancha e esqui aquático, além de usufruir de quadras de tênis e piscinas para adultos e crianças.
Por fim, está o Jardim Botânico, com mais de 3 mil espécies vegetais de todos os tipos e o popular relógio de flores, inaugurado em 1962, no mesmo dia em que começou a copa do mundo, na qual a cidade foi uma das sedes. Em Viña del Mar existe uma tradição, especialmente entre os estrangeiros, de que se você deseja voltar à cidade tem que tirar foto no relógio, em outras palavras, não se pode visitar a cidade sem passar por ele
Dados:
Foi inaugurada no dia 29 de dezembro de 1874 pelo engenheiro José Francisco Vergara.
Está a 90 minutos de Santiago, pela rota 68, indo de carro ou de ônibus.
A temperatura da cidade varia entre 17°C no verão e 13°C no inverno.
Para comer recomendamos o Café de Journal que oferece a famosa "chorrillana".
How to go
Bus: Desde Santiago até Viña del Mar.
Tour: Desde Santiago até Viña del Mar.
Recomendações
O clima na Região V é mediterrâneo moderado, com verões secos e invernos chuvosos e temperados. Temperatura média anual é de 15°C. No inverno é de 11° e nos verões superam os 25°C.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
Vêem a descobrir Viña del Mar
Pacotes de viagens em Viña del Mar
Venha descobrir Viña del Mar através dos nossos melhores programas de viagens