Na região de Valparaíso (V), a Ilha de Páscoa é o elo de Chile com a Polinésia, um lugar longe das tradições do continente, com uma cultura cativante e beleza natural. Enquanto Juan Fernandez é um arquipélago vulcânico, adequado para a pesca e famoso pela ilha que da nome ao livro Robinson Crusoe.
Devido à sua beleza natural e tradições, Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é um dos lugares mais atraentes do mundo. Ele está localizado no meio do Oceano Pacífico, que fazem parte do continente da Oceania, mas ao mesmo tempo, sendo parte do território insular do Chile.
Especialmente importante é que ela ainda tem lugar na cultura nativa, ou pascuense. Os moradores ainda conservam e praticam os costumes de seus antepassados, destacando os Moais erguidos centenas de anos atrás, que ainda estão de pé e são altamente protegidos. Mito e realidade colidem neste território que deu origem a uma cultura única e extraordinária, o que torna Rapa Nui um valioso tesouro arqueológico que transcende as fronteiras do Chile.
A ilha atrai milhares de turistas a cada ano que vêm a descobrir os seus impressionantes sítios arqueológicos, belezas naturais para apreciar e aprender um pouco mais de sua cultura e tradições. Tudo isso maravilhou a Unesco, que declarou a ilha Património da Humanidade em 1995.
Caminho: Cinco horas de vôo de Santiago.
Juan Fernández O arquipélago de Juan Fernández
Embora geograficamente localizada na Oceania, é parte do território do Chile, como a Ilha de Páscoa. Ele é composto das ilhas Robinson Crusoe (anteriormente conhecido como "Más a Tierra"), Alejandro Selkirk (também chamada de "Mais Afuera"), as ilhotas Santa Clara que são menores.
De origem vulcânica, o arquipélago está localizado no Oceano Pacífico, na altura de Valparaíso, 667 km do porto. Sua população é de 500 habitantes e a atividade econômica mais importante é a pesca de lagosta.
Robinson Crusoe é a única ilha habitada. Ela não tem população indígena, todos os seus habitantes são descendentes dos colonizadores espanhóis. Portanto, o seu povo é absolutamente vinculado, apesar de seu isolamento, a Chile.
Em Robinson Crusoe você irá encontrar lugares bonitos e divertidos para se visitar, porque eles têm tanto interesse histórico quanto natural. Em realação aos meios de transporte , você pode acessá-los caminhando, a cavalo e em alguns casos, de barco, dependendo da localização.
Na ilha está localizada o Parque Nacional Archipiélago Juan Fernández, com um Centro de Informações Ambientais e é de destacar o seu ecossistema único. Outro lugar interessante é o Forte de Santa Bárbara e nas proximidades, as Cuevas dos Patriotas. O cemitério islenho, o Mirador de Selkirk e a Cueva Robinson são outros passeios que você deve executar.
É importante para o desenvolvimento da flora e fauna neste lugar. Destacam as espécies, tais como luma, sândalo, beija-flor de Juan Fernandez e o leões marinhos.
Vias de Acesso: De Santiago, o tempo de viagem aérea é de 2 a 3 horas. Por mar de Valparaíso, varia entre 25 e 72 horas, dependendo do tipo de barco.