Na região de Valparaíso, a ilha de Páscoa é o nexo do Chile com a Polinésia, um lugar que se afasta das tradições do continente, com uma cultura cautivamente e belas paisagens.

Devido à sua beleza natural e tradições, Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é um dos lugares mais atraentes do mundo. Ele está localizado no meio do Oceano Pacífico, que fazem parte do continente da Oceania, mas ao mesmo tempo, sendo parte do território insular do Chile.

Especialmente importante é que ela ainda tem lugar na cultura nativa, ou pascuense. Os moradores ainda conservam e praticam os costumes de seus antepassados, destacando os Moais erguidos centenas de anos atrás, que ainda estão de pé e são altamente protegidos. Mito e realidade colidem neste território que deu origem a uma cultura única e extraordinária, o que torna Rapa Nui um valioso tesouro arqueológico que transcende as fronteiras do Chile.

A ilha atrai milhares de turistas a cada ano que vêm a descobrir os seus impressionantes sítios arqueológicos, belezas naturais para apreciar e aprender um pouco mais de sua cultura e tradições. Tudo isso maravilhou a Unesco, que declarou a ilha Património da Humanidade em 1995.