A montanha El Yunque é um dos lugares mais visitados da ilha Robinson Crusoe, por sua história e por ser o ponto de partida de diferentes trilhas que levam para conhecer uma das florestas mais endêmicas do mundo.
A Montanha El Yunque é a maior que há na Ilha Robinson Crusoe. Em seus pés está a plazoleta El Yunque, que durante mais de 10 anos abrigou o marinheiro alemão Hugo Weber, o sobrevivente do navio Dresden.
A partir deste ponto, é possível fazer trekking por florestas endêmicas que são conhecidas por sua grande diversidade de espécies vegetais e animais.
Gastronomia
O processo de colonização da ilha foi mais ou menos recente, é por isso que nao há uma antiga tradição culinária. Na ilha se cozinha o o que se tem em mãos. Dentro destes ingredientes são batatas, cebola, dourado caranguejo, lagosta, polvo e peixe o Pandora e o vidriola. Em tempos de escassez, eles também comem carne de cabra.
Entre os pratos mais famosos são tortas de lagosta ou o vidriolazo, um sanduíche de pão amassado com vidriola a la plancha e vegetais diferentes. Também é o disco de villagrego, semelhante a uma paella que tem cabra de carne, cebola, batatas de lagosta e vinho branco. Finalmente, há a perol, uma espécie de sopa de lagosta cozinhar em alto mar com os pescadores.
Como chegar
Avião: Desde Santiago até o Archipiélago Juan Fernández.
Recomendações
O clima na Região V é mediterrâneo moderado, com verões secos e invernos chuvosos e temperados. Temperatura média anual é de 15°C. No inverno é de 11° e nos verões superam os 25°C.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.