Esta cidade, está situada quase 2.500 metros acima do nível do mar, no extremo norte do Salar de Atacama, uma área de interesse arqueológico e turístico,instalado em um dos muitos oásis que deram sua origem à chuva que produz o "inverno boliviano" no deserto mais seco do mundo, o Deserto do Atacama. Portanto, é possível presenciar realmente a exuberante vegetação, formada por chañares, alfarrobeiras, e pimentos.

A área era o centro do desenvolvimento da cultura de Atacama, e depois foi um ponto para os incas. A história de San Pedro de Atacama está localizado no Museu Arqueológico do Padre Le Paige, Pukara de Quitor na aldeia Tulor. Percorrendo os campos e observando as casas tradicionais do projeto, construídas de adobe, você vai se sentir transportado para outra época.

Mas nem tudo é arqueologia. Ladeado pelos Andes e Domeyko, a falta de água, a atividade vulcânica e a presença de lagos salgados grandes e pequenas, a área que fica em San Pedro de Atacama oferece aos visitantes atrações variadas.

A Cordillera de la Sal nos surpreende com o Vale de La Luna; os Gêiseres de Tatio, que a mais de 4.300 metros de altura é um show que nem a "puna" o pode impedir de admirar. Enquanto isso, a Reserva Nacional Los Flamencos conta com a rica fauna que habitam esses lugares inóspitos, povos de Socaire e Toconao e mostram alguns aspectos de um modo de vida herdado das aldeias ancestrais.