É caracterizada por grande diversidade de espécies e o endemismo notório de sua vida selvagem, como bar do sapo. Uma de suas atrações mais importantes é a Cordilheira de Nahuelbuta, que dá lugar a uma paisagem única.
O Parque Nacional Nahuelbuta foi criado em 1939 e se localiza em plena cordilheira de Nahuelbuta, no oeste de Angol na região da Araucania. Seu nome em língua mapuche significa “tigre grande”.
Esta cordilheira reúne as condições necessárias para que a araucária, árvore encontrada na pré-cordilheira e cordilheira dos Andes, possa se desenvolver próximo à costa, alguns de seus exemplares possui 2 mil anos.
Além da araucárua, também se encontram coigües, robles, lengas e plantas insetívoras. Já entre as aves e mamíferos se destacam as raposas, pica-pau preto, chucaos e churrines. As montanhas do parque têm mais de 1.600 m, sendo a mais alta a chamada Piedra El Águila, desde a qual é possível observar o mar, o vale central e os vulcões andinos.
O parque está equipado com lugares para acampar, fazer piquenique e trilhas para excursão.
Localização: Região da Araucania, o parque está a 35 km do noroeste de Angol e a 132 km ao sudeste de Temuco.
Quando ir: Todo o ano.
Horários: De segunda a domingo das 8h30 às 18h.
Clima: O clima é temperado cálido, com 6 meses chuvosos e precipitações anuais que variam entre 1.000 e 1.500 mm. O verão é seco e quente. A temperatura anual é de 13°C. Entre junho e setembro há nevascas.
Trilhas
El Aguilucho: 1.8 Km, 2h ida e volta
Piedra del aguila: 4.5 Kms, 4h ida e volta.
Casa de Piedra: 1.5 Kms, 2h ida e volta.
Cerro Anay: 0.8 kms, 1h ida e volta.
Estero Los Gringos: 5 Kms, 5h da e volta.
Camino del arbol: 0.2 km, 0.6h ida e volta.
Patrimônio Natural
Flora: Segundo a classificação de Gajardo, 1996, o Parque Nacional Nahuelbuta se localiza majoritariamente na Região dos Bosques Andino-Patagônicos e, dentro desta, na Sub-região da Cordilheira da Araucania. A unidade também se encontra na Região dos Bosques Caducifólios e dentro da Sub-região das Bosques Caducifólios del Llano. Dentro da primeira Sub-região, o Parque possui a Formação Vegetal Bosques Alto Montano da Nahuelbuta e na segunda Sub-região está incluída a Formação Vegetal Bosque Caducifólio de Concepción. Além disso, a Araucária também está presente, sendo uma espécie de grande importância etnobotânica.
Fauna: O parque se caracteriza pela grande diversidade de espécies e pelo notório endemismo da fauna silvestre, algumas das quais apenas foram encontradas em seu interior, como o Sapo de Barrio. Essa característica foi reconhecida por renomados especialistas nacionais e internacionais em matéria de conservação de Áreas Silvestres Protegidas.
Hidrografia: Normalmente as microbacias da unidade são exorréicas e de regime lótico. As bacias lóticas são a do rio Picoiquén, cujas águas nascem na unidade e abastecem as cidades de Angol e Purén.O esteiro Pehuenco dá origem ao rio Purén, o qual abastece de água a localidade de Purén e faz parte da bacia do rio Imperial.
Gastronomia
Esta zona tiene una identidad gastronómica marcada principalmente por la cocina mapuche y el complemento de la cocina española. Esta tierra se caracteriza por ser un lugar de cultivo, donde existen distintos brotes de frutas, legumbres, verduras y especias que son fundamentales en el condimento de la comida como el merquén. No puedes visitar esta zona sin comer castañas o piñones.
La carne y el pescado también son importantes la alimentación, que por lo general son aliñados con las especias de la cocina mapuche. Dentro de los platos típicos están el charquicán, las empanadas con pebre, el asado de cordero, las tortillas de rescoldo entre otros.
Una bebida alcohólica común de la zona es la chicha de manzana y vino. Los postres por lo general suelen tener arándanos o frambuesas o también de frutos secos y castañas.
O clima é mediterrâneo, quente no verão e frio no inverno. A temperatura média anual é de 13°C. A zona central do Chile é considerada a mais quente do país. No verão as temperaturas superam os 30°C.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.