Dados Reserva Nacional Cerro Castillo
Localização: Localiza-se na 11° região, a 64 km do sul de Coyahique.
Como chegar: Santiago - Coyahique: o acesso pode ser feito via terrestre e aérea. Coyahique - Villa Cerro Castillo: via terrestre.
Quando ir: Todo o ano.
Clima: Clima de estepe frio e continental transandino estepario. As temperaturas são frias e as preciptações caem em forma de neve na temporada de inverno.
Serviços: Alojamento, comida, transporte, cafeteria, museus, informações, camping.
Preços: O valor da entrada é de 500 pesos chilenos para adultos, crianças nacionais e estrangeiras.
Atrações Reserva Nacional Cerro Castillo
O que fazer?:
- Hiking
- Montanhismo
- Piquenique
- Cavalgada
- Observação da flora e fauna
- Fotografia
Trilhas:
Na reserva existem várias trilhas originalmente traçadas e utilizadas pelos colonos para transportar gado. Atualmente elas são utilizadas pelos turistas como trilhas turísticas. As de maior destaque são a que se encontram no interior do "Estero Parada" com 16 km de comprimento e que dá acesso ao setor do "Campamento neozelandes" e a trilha Valle Lima - Villa Cerro Castillo com 45 km e uma duração de aproximadamente 3 a 4 dias. Ambas permitem aos visitantes conhecerem belas paisagens como o maciço de Cerro Castillo de 2.320 metros, pequenas lagoas de origem glacial e muitos topos nevados.
Patrimônio Natural Reserva Nacional Cerro Castillo
A Reserva Nacional foi criada a fim de proteger os solos e defender a flora e fauna do local. Com mais de 100.000 hectares, a reserva foi fundadano início da década de 70 no sul da capital regional. Seu relevo é composto pelas montanhas Castillo e Iglesia com mais de 500 m de altura.
De extraordinária beleza natural e herança arqueológica, a reserva se converteu em um dos setores silvestres mais bonitos, sendo que o Vale Río Ibáñez ainda conserva o patrimônio do povo indígena "selknam".
Flora: A vegetação que predonomina na região é a do Bosque Caducifolio de Aysén com lenga, ñirre, notro, ciruelillo, calafate e chaura. Na reserva também existe uma superfície importante de espécies exóticas como as coníferas pino contorta, pino ponderosa e pino silvestre e larix decidua entre outras que foram introduzidas para proteção dos solos. A lenga é a árvore nativa predominante, encontrada na formação de bosques puros entre 600 e 1.200 m. Para proteger o solo foram reflorestados aproximadamente 1.000 hectares com espécies exóticas.
Fauna: Os visitantes poderão encontrar o humul, guanaco, raposa, piche, chingue patagónico, puma, gato de geofroy, rato colilargo. Já entre as ave é comum ver comunes cóndores, águias, falcões, cachaña, zorzal entre outras.
Recomendações
O clima é marítimo chuvoso (na zona costeiras e fiordes) e estepe frio (próximo à cordilheira). Chove durante todo o ano, até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 8°C.
É recomendável levar roupa adequada para a chuva.
Comprar todo o necessário nas cidades grandes. O resto dos locais têm abastecimento limitado e com valores bem maiores do que os comuns.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.