Com mais de 325.000 hectares de floresta, Parque Pumalin tem uma grande variedade de atividades que oferecem o viajante aventureiro, como por exemplo fazer explorações, observar a vida selvagem, aprender e relaxar. As canoístas mar exploram os fiordes RAID e Reñihue, onde você muitas vezes pode ver golfinhos, lobos do mar e até mesmo baleias, mas ao mesmo tempo pode relaxar com a natureza e instalações fornecidas pelo lugar.

Em 1991, o cidadão norte-americano Douglas Tompkins comprou o Fundo Reñihué com o objetivo de proteger seus 17.000 hectares de bosque temperado chuvoso de uma eventual exploração. Atualmente o parque conta com 300.000 hectares conformando o que se conhece como o maior Parque privado do mundo.

Estas propriedades estão destinadas a se converterem em um Santuário da Natureza, uma designação especial do Estado do Chile para proporcionar proteção adicional ambiental, não sendo permitidas atividades industriais. Com a ajuda da Fundação Ambiental Conservation Land Trust estas terras serão doadas a uma entidade chilena, para sua administração e desenvolvimento, como Parque Nacional com pleno acesso público, mas como uma iniciativa privada.

O Parque vem desenvolvendo infraestruturas para os visitantes, parecidas às oferecidas nos Parques Nacionais de todo o mundo, mas sob estreitas pautas de conservação, com trilhas para excursão, áreas de camping, centros de informação, café restaurante, cabanas e excursões marítimas e terrestres. Milhares de visitantes já estão curtindo essas facilidades.