A cidade de Santiago é a capital do Chile, além de ser o mais importante centro cultural, administrativo e financeiro do país. Esta cidade está localizada no vale do maipo, no meio da cordilheira montanhosa costeira, a Cordilheira dos Andes, as cordas de Chacabuco e Angostura. Dentro da cidade você pode encontrar diferentes bairros culturais, boêmios, lugares para estar com a natureza.
Também conhecida como Santiago do Novo Extremo, a capital do Chile foi fundada em 14 de fevereiro de 1541 por Pedro de Valdívia no vale do Rio Mapocho. Localizada 543m acima do nível do mar, a cidade possui um leve declínio de leste a oeste e conta, dentro de seus limites, com duas colinas conhecidas como Cerro San Cristóbal e Santa Lucía, revelando sua proximidade com a Cordilheira dos Andes. Além de proporcionar uma espetacular vista panorâmica da cordilheira ao longo de toda a cidade.
Santiago ocupa 140mil metros quadrados e possui uma população de mais de 4 milhões de habitantes, sendo a maior cidade do país e a de maior número de pessoas. Seu clima é mediterrâneo de altura, temperado, com chuvas escassas concentradas no outono e no inverno. A temperatura média anual é de 14ºC, ultrapassando os 30ºC durante o verão.
Como centro dinâmico e de grande importância, esta cidade histórica concentrou, ao longo dos anos, a maior atividade econômica, administrativa, cultural, comercial, industrial e política do país. Por isso, em Santiago é possível encontrar todas as alternativas necessárias para assegurar uma boa estadia: hotéis de alto nível, restaurantes diversificados, excursões guiadas, shoppings, serviços e órgãos do governo, além das representações diplomáticas da maioria dos países.
No momento de procurar programas culturais em Santiago, recebem maior destaque lugares históricos como La Casa Colorada (1769), a Ponte de Calicanto (1780), o Palácio de la Moneda (1805), a Alameda de Las Delicias (1820), o Cemitério Geral, o Cerro Santa Lucía (1872) e o edifício do Congresso Nacional (1875). Mas também se destacam os novos bairros, as galerias de arte, os parques sejam naturais ou de diversão, as avenidas e os centros culturais, que fazem de Santiago uma cidade que visa o futuro.
Além disso, como toda grande cidade que se preze, as possibilidades de entretenimento não se limitam ao horário diurno. Em Santiago é possível se divertir até altas horas da madrugada, graças a setores como Bairro Bellavista (Santiago), Paseo San Damián (Las Condes), Plaza Ñuñoa (Ñuñoa) e Plaza Brasil (Santiago centro) onde existem barzinhos, restaurantes e baladas de diversos estilos e para todos os gostos.
Gastronomia
A Gastronomia na zona central do Chile, há uma grande variedade de pratos durante todo o ano, você não pode ir no chile sem ter provado as tradicionais empanadas chilenas ou sem ter provado uma boa vinochileno. O charquicán, caçarola ou as sopaipillas com pebre para passar o inverno frio ou preparações feitas de milho como o pastel de choclo e os tamales que são característicos do verão. Também você pode atualizar com um bom lema com huesillo pêssego e mote.
Você também pode encontrar uma variedade de peixes, crustáceos e moluscos que estão localizados ao longo da costa chilena. Ensopado de congro, amêijoas com queijo parmesão, camarão empanadas e ostras PIL pil são apenas alguns dos pratos mais característicos e preferidos do país.
Recomendações
O clima na Região Metropolitana é temperado, com chuvas no inverno e verões muito secos. A temperatura média anual é de 20°C. No inverno cerca de 8°C e no verão chegam facilmente a superar os 30°C. É importante se hidratar bem e se proteger do sol.
Os negócios abrem de segunda a sexta de 10:00 até às 19:00 e sábados de 10:00 até às 14:00. Alguns fecham na hora do almoço. Os shoppings e centros comerciais abrem de segunda a domingo de 10:00 até às 22:00. Os museus têm seus próprios horários.
O Metrô de Santiago funciona através de um cartão BIP que se pode adquirir em qualquer estação de metrô. O cartão é carregado com dinheiro e usado para o metrô e para qualquer ônibus TranSantiago.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.