Localizado no meio de florestas antigas, o lago de Lleu Lleu tem uma tradição forte mapuche e é um lugar perfeito para aqueles que querem desfrutar da natureza, apenas, uma vez que muitas pessoas não chegam a este lugar. Todos os tipos de atividades de água podem ser feitos neste lago.
O Lago Lleu Lleu, que em mapuche significa "derreter-se ou desmoronar-se", está 12 metros acima do nível do mar e 14 km ao sudoeste de Contulmo. Localizado em plena Cordilheira de Nahuelbuta, possui uma margem íngreme e 4.300 hectares.
Situado entre montanhas e praias desertas, rodeadas de bosque nativo, é considerado um lugar privilegiado por suas maravilhas naturais e o mais puro da América Latina. Diferente de outros lagos como, por exemplo, o Lanalhue, o Lago Lleu Lleu teve pouca influência turística, mas conta com infraestrutura como cabanas e campings. No rio que o une ao mar, existe um pequeno porto com barcos que oferecem circuitos pelos quatro lados do lago, os quais se fecham em pequenos vales totalmente inundados no inverno.
O lago é apropriado para realizar esportes náuticos e passeios de bote. Além disso, como suas águas são puras, a pesca, abundante e de alta qualidade, converteu-se em outra atividade muito interessante, sendo possível pescar truta, salmão e peixe-rei.
Localização: Localiza-se 43 km ao sul de Cañete e 14 km ao sudoeste de Contulmo, na VIII Região de Bío-Bío.
Quando ir: Todo o ano.
Gastronomia
Esta área tem uma identidade gastronômica, marcada principalmente pela cozinha Mapuche e o complemento da cozinha espanhola. Esta terra é caracterizada como um local de cultivo, onde existem focos diferentes de frutas, legumes, vegetais e temperos que são fundamentais para o condimento do alimento como o Merquén.
Carnes e peixes também são alimentos importantes, que são geralmente temperado com especiarias da cozinha Mapuche. Dentro os pratos típicos são o Charquicán, empanadas com pebre, cordeiro assado, brasas de tortilhas, entre outros. Você não pode visitar esta área sem comer castanhas ou pinhões
Uma das bedidas tradicionas do lugar sao a chicha de maca e vinho. Sobremesas geralmente têm amoras ou framboesas ou nozes e castanhas também.
Tour: Desde Concepción/Cañete até o Lago Lleu Lleu.
Recomendações
O clima é mediterrâneo, quente no verão e frio no inverno. A temperatura média anual é de 13°C. A zona central do Chile é considerada a mais quente do país. No verão as temperaturas superam os 30°C.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.