Além de Santiago e de suas importantes atividades administrativa, econômica, política e cultural no país, a zona Central do Chile compreende as regiões de Valparaíso, Libertador General Bernardo O'Higgins e Maule (V, VI e VII, respectivamente). Este é o lugar da tradição "huasa" e dos campos férteis, aqui é a zona onde crescem os melhores frutos do Chile, assim como os mais prestigiosos vinhos.
A região central é privilegiada para se viver e manter o contato com a natureza. Cidades como Valparaíso, Viña del Mar, Santiago, Rancagua, Los Andes, San Antonio e Talca, foram fundadas nesta área do país por seu clima e terreno, que são ideais para quase qualquer tipo de atividade econômica: agrícola, mineira, pesqueira ou turística.
Várias são as áreas estabelecidas para proteger as espécies típicas desta zona. Entre outras, estão o Parque Nacional La Campana, único da região de Valparaíso, e as reservas de Rio Los Cipreses, Radal Siete Tazas, Altos de Lircay e Lagoa Torca, localizadas nas regiões de O'Higgins e Maule.
Além de tudo isso, deve-se considerar que o Chile é o principal destino para os esquiadores da América do Sul. E é justo na zona central onde se concentram os mais prestigiosos centros de esqui: Portillo, Valle Nevado, La Parva e El Colorado-Farellones. Um pouco menos conhecido são os centros de Lagunillas no Cajón de Maipo, e Chapa Verde na sexta região.