O Parque Nacional Villarrica caracteriza-se pela presença dos vulcões Lanin e Villarrica, e pelo desenvolvimento de atividades como o esqui e o montañismo. Encontra-se na Região da Araucanía na Cordillera de ande-os.
O Parque Nacional Villarrica, situado na região da Araucanía, abarca diversos bosques de araucárias e lengas e árvores como o raulí, o pinheiro-bravo de grandes folhas e o coigue. Suas condições ambientais permitem a existência de pumas, raposas, pudus, ratões do banhado, gaviões asa de telha, gambás e marsupiais como o colocolo.
Sua principal atração é o vulcão Villarrica, característico por seus 2.847 metros de altura e por ser um dos mais ativos da América do Sul. Além de apreciar essa maravilhosa vista, o visitante também poderá desfrutar das atrações do centro de esqui que se encontra localizado nas margens do vulcão e das cavernas de origem vulcânica que se encontram abertas ao público.
Localização: Localizado na região da Araucanía, o Parque Nacional Villarrica se encontra a 8 km do sudoeste de Pucón e a 120 km do noroeste de Temuco.
Quando ir: Todo o ano.
Horários: De segunda a domingo, das 8h30 às 18h00 (baixa e alta temporada)
Clima: Entre março e agosto, as chuvas variam entre 2.500 e 3.500 mm e as nevascas podem chegar a 2 m de altura. Entre janeiro e março, as temperaturas mínimas são de 9°C e as máximas variam entre 20° e 23°C, já a média das temperaturas mais baixas são de 4°C entre os meses de maio e agosto.
Mirante Los Crateres: 4 km - 2, 6 horas ida e volta
Trilha Chile - trecho Challupen –Chinay: 23 km - 12h de viagem
Rio Turbio: 4 km - 4h ida e volta
Cratera Villarrica: 5 km - 6h de viagem
Trilha Chile - trecho Los Venados: 15 km - 10h de viagem
Los Nevados: 8 km - 5h de viagem
Pichillancahue: 3,3 km - 2,6h ida e volta
Esteiro El Mocho: 4 km - 2h ida e volta
Colonia Benavides: 4 km - 2,6h ida e volta
Trila Chile - trecho Las Avutardas: 17 km - 1h
Momolluco: 12,5 km - 6h de viagem
Vulcão Quinquilil: 6 km - 2,3h de viagem
Rinconada de Huillico: 10 km - 6h de viagem
Lagos Andinos: 12 km - 6h de viagem
Trilha Fauna: 150 m - 30 min de viagem
El Aguilucho: 4km - 8h de viagem
Travessia Villarrica: 6 km - 4h de viagem
Patrimônio Natural - Parque Nacional Villarrica
Flora: Segundo a classificação de Gajardo, o Parque Nacional Villarrica tem a maior parte do seu território localizado na região dos Bosques Andino-Patagônicos e, dentro desta região, ele se encontra na sub-região da Cordilheira da Aracucanía. Outra parte de seu terreno se localiza na região dos Bosques Caducifólios e dentro da sub-região dos Bosques Caducifólios Andinos. A Araucaria, espécie com alta frequência no parque, está em estado de vulnerabilidade.
Fauna: Conheça as espécies que se encontram protegidas no Parque Nacional de Villarrica:
Mamíferos:
Gato do mato grande (em perigo)
Pudu (vulnerável)
Rato topo valdiviano (raro)
Raposa-colorada (pouco conhecida)
Aves:
Falcão-peregrino (em perigo)
Pomba chilena (vulnerável)
Pica-pau preto (vulnerável)
Condor (raro)
Cisne de pescoço negro (em perigo)
Répteis e anfíbios:
Lagarto chileno(vulnerável)
Rã de Darwin (vulnerável)
Hidrografia: No geral, tanto as bacias de curso lêntico (de águas paradas ou pouco movimentadas) quanto as de curso lótico (de águas muito movimentadas) são exorréica, ou seja, seu curso é para fora do continente. Existem 7 afluentes do rio Valdívia e 7 do rio Tolten, cujos rios de principal destaque são: Lanín, Momolluco, Las Mellizas, Puesco, Pocolpen, Huililco, Huampoe, Palguin, Turbio, Blanco, Molco, Voipir, Quilalelfu, Ñilse, Santo Domingo, Pichillancahue, Llancahue, Reyehueico e Liszan. E além dos rios, a região também conta com os lagos: Quilleihue, Huinfuica, Verde, Plato, Escondido, Balnca, Azul e Las Avutardas e várias vertentes menores, com cursos permanentes e esporádicos. Vale a pena mencionar que o parque nacional gera aproximadamente 7,76 milhões de litros de água diariamente.
Geomorfologia: Este Parque é um braço lateral (de leste a oeste) da Cordilheira dos Andes. Nele, encontram-se os vulcões Lanín (3776 mts.), Quinquilil (2000), Quetrupillán (2360 mts.) e Villarrica (2850 mts), vários cones oriundos de outras regiões e altos cumes como Las Peinetas, Purue, Los Nevados, El Cerdudo e Milemile. Apresenta, também, profundas depressões de campos de lava e escórias vulcânicas criadas pelas manifestações vulcânicas que ainda estão vigentes e que continuam dando forma ao ambiente. O resultado se vê nas impressionantes paisagens naturais que converteram essa área em um grande centro nacional e internacional de atração ecoturística.
Patrimônio Cultural - Parque Nacional Villarrica
La Araucaria: A presença da araucária no Parque Nacional além de abundante possui grande importância etnobotânica. Sua distribuição coincide com a distribuição do povoado de Pehuenche, cuja fonte de alimento se compõe, há anos, do pinhão (semente da Araucária).
Além disso, nessa área foram encontrados alguns vestígios de restos de cerâmica e locais rochosos, provavelmente usados como abrigo, indicando que houve algum tipo de ocupação no local.
Gastronomía
Esta área tem uma identidade gastronômica, marcada principalmente pela cozinha Mapuche e o complemento da cozinha espanhola. Esta terra é caracterizada como um local de cultivo, onde existem focos diferentes de frutas, legumes, vegetais e temperos que são fundamentais para o condimento do alimento como o Merquén.
Carnes e peixes também são alimentos importantes, que são geralmente temperado com especiarias da cozinha Mapuche. Dentro os pratos típicos são o Charquicán, empanadas com pebre, cordeiro assado, brasas de tortilhas, entre outros. Você não pode visitar esta área sem comer castanhas ou pinhões
Uma das bedidas tradicionas do lugar sao a chicha de maca e vinho. Sobremesas geralmente têm amoras ou framboesas ou nozes e castanhas também.
O clima é oceânico temperado chuvoso, com influência mediterrânea, precipitações abundantes e constantes até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 11°C.
É recomendável levar roupa adequada para as chuvas, porque o clima muda constantemente em qualquer época do ano.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
Vêem a descobrir Parque Nacional Villarrica
Tours em Parque Nacional Villarrica
Estes são os melhores tours por dia para conhecer o melhor de Parque Nacional Villarrica