O Alto El Loa é considerado uma área verde dentro do deserto do Atacama e é possível visitar desde San Pedro de Atacama em um tour integral. Caracteriza-se por seus povos que mantém viva a influência aymara, suas hortas em terraços, enormes “bofedales” (áreas úmidas) e importantes restos arqueológicos que se mantêm intactos até hoje em dia.
Alto El Loa se encontra a mais de 160 quilômetros de San Pedro de Atacamae a 50 quilômetros de Calama. É um vale verde onde abundam as plantações de cenouras, milhos e beterrabas que são regadas por afluentes do rim Loa. Em alguns povos como Caspana, pode-se encontrar flores de todas as cores, as que são comercializadas em Calama.
Caspana se encontra a 85 quilômetros de Calama, mas também é possível chegar saindo de San Pedro de Atacama. Abundam os animais como as lhamas, ovelhas que estão tranquilamente pastando. Abundam, também, as ervas e a alfafa, e as casas são construídas de pedra misturadas com barro e tectos de palha. A igreja data do século XVII e no museu arqueológico é possível aprender mais sobre a história dos povos do Atacama andino.
Lá também se encontra o povo de Ayquina, reconhecido pelo seu carnaval, uma festa em homenagem à Virgem de Guadalupe de Ayquina, nos dias 7 e 8 de setembro. Chegam mais de 7 mil turistas de distintas partes do Chile para presenciar os bailes e os trajes coloridos que são usados. Em qualquer época do ano, não vivem mais de 50 pessoas na vila.
Muito perto de Ayquina, aos pés do vulcão Paniri se encontra um vale encaixotado e verde, onde se cultivam em terraços batatas, feijão e cebolas. Ademais, é possível ver uma imensidão de cactos de mais de 5 metros de altura.
O Alto El Loa se caracteriza também por seus “bofedales” de múltiplas cores, que são refúgio de diversas aves que chegam para se alimentar. Tudo isto rodeado de vulcões nevados, como o San Pablo, San Pedro, Toconce, Paniri.
Mais próximo de Calama nos encontramos com a vila de Lasana, sendo a mais conhecida porque é onde está o Pukará de Lasana, uma fortaleza pré-hispânica, que acredita-se ser a mais antiga do Chile, que data do século XII. Foi declarado Monumento histórico e são um conjunto de edificações de pedras unidas. Do outro lado da fortaleza, pode-se apreciar um vale verde onde há hortas de ervas e verduras. Para os apaixonados com o turismo arqueológico, é possível encontrar petróglifos talhados nas rochas.
Gastronomia
A gastronomia típica da zona se caracteriza por suas abundantes verduras que se acompanham com quinoa e doces rosquetes. É possível encontrar em alguns locais cebiches de quinoa e sobremesas de maçã com menta.
Como chegar
É possível conhecer Alto El Loa desde Calama ou desde San Pedro de Atacama.
Pega-se um avião de Santiago até Calama e, em seguida, de Calama são 50 quilômetros até o início do Alto El Loa. Deve-se considerar que os caminhos são solitários, não existe muita conectividade entre as vilas e, por isso, é recomendável pegar um tour desde San Pedro de Atacama.
Recomendações
Recomenda-se que os vôos cheguem em Calama durante a manhã para iniciar as atividades programadas sem afetar o itinerário.
O clima é desértico, o que significa que durante todo o ano há uma oscilação térmica muito grande entre o dia e a noite. A temperatura média anual é de 14°C e a mínima é de 3°C .
Muitas das excursões que são feitas incluem a visita a locais que estão no planalto chileno, acima de 3.500 m. Isso significa que as pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis. É importante tomar muita água e manter o corpo bem hidratado. Não fazer movimentos bruscos e deixar que o corpo se adapte à altura.
Em San Pedro de Atacama existem poucos caixas eletrônicos. Deve-se considerar que a demanda destes caixas é alta, por isso nem sempre dispõem de dinheiro. Leve algum dinheiro.
O comércio nas zonas rurais abre durante todo o dia, mas fecha entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável que você leve dinheiro em pesos chilenos, já que não há possibilidade de pagar com cartões em quiosques e áreas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.