O Alto El Loa é considerado uma área verde dentro do deserto do Atacama e é possível visitar desde San Pedro de Atacama em um tour integral. Caracteriza-se por seus povos que mantém viva a influência aymara, suas hortas em terraços, enormes “bofedales” (áreas úmidas) e importantes restos arqueológicos que se mantêm intactos até hoje em dia.

Alto El Loa se encontra a mais de 160 quilômetros de San Pedro de Atacama e a 50 quilômetros de Calama. É um vale verde onde abundam as plantações de cenouras, milhos e beterrabas que são regadas por afluentes do rim Loa. Em alguns povos como Caspana, pode-se encontrar flores de todas as cores, as que são comercializadas em Calama.

Caspana se encontra a 85 quilômetros de Calama, mas também é possível chegar saindo de San Pedro de Atacama. Abundam os animais como as lhamas, ovelhas que estão tranquilamente pastando.  Abundam, também, as ervas e a alfafa, e as casas são construídas de pedra misturadas com barro e tectos de palha. A igreja data do século XVII e no museu arqueológico é possível aprender mais sobre a história dos povos do Atacama andino.

Lá também se encontra o povo de Ayquina, reconhecido pelo seu carnaval, uma festa em homenagem à Virgem de Guadalupe de Ayquina, nos dias 7 e 8 de setembro. Chegam mais de 7 mil turistas de distintas partes do Chile para presenciar os bailes e os trajes coloridos que são usados. Em qualquer época do ano, não vivem mais de 50 pessoas na vila.