Clima: Corresponde a uma região de grande oscilação térmica que flutua entre -15°C nas noites de inverno e 5°C durante o dia. Apresenta uma precipitação média anual de 250 mm e temperaturas médias anuais entre 5°C e -5°C.
Serviços: Alojamento, vias de acesso, camping, termas.
Atrações no Monumento Nacional Salar de Surire
O que ver?
Termas de Polloquere: produzem uma lagoa que rodeia o Salar de Surie, localizado no Parque Nacional Lauca, a 4.245 m acima do nível do mar. É possível tomar banho nas piscinas termais, banhos de banheira, banhos de barro, banhos de vapor ou as termas naturais. A temperatura das águas podem chegar a 66°C. Elas recomendadas para aplicações terapeuticas relacionadas com o reumatismo, lesões lumbares e outras. Foram habilitados locais para camping e piquenique, já que não há infraestrutura.
Trilhas
Assim como a Reserva Nacional las Vicuñas, o Monumento Natural Salar de Surire não conta com trilhas de excursão, nem de interpretação ambiental. Existe apenas o caminho principal e um local para acampar próximo às termas de Polloquere. A grande atração do salar está nele mesmo e em suas aves, como as três espécies de flamencos e a variedade de patos que formam o ecossistema. Além disso, é possível ver grupos de vicuñas e ñandú.
No Monumento coexistem duas atividades que deveriam ser excludentes entre si: a extração mineira não metálica e a proteção de ecossistemas, atualmente ambas são desenvolvidas sem maiores problemas, mas em algum momento isso já não será possível.
Patrimônio Natural Monumento Nacional Salar de Surire
Flora: A flora mais comum no Monumento é a Tola que se encontra na pré-cordilheira acima de 3.000 m e no planalto entre 3.300 e 4.500 m, o capim santa fé acima de 4.000 m e o bofedal também acima de 4.000 m.
Fauna: A preservação da fauna como principal objetivo do Salar de Surire se fundamenta na existência permanente de três das seis espécies de flamenco existentes no mundo. Algumas espécies de flora e fauna mencionadas anteriormente se encontram em diferentes categorias de conservação, o que levou a planificações de conservação para cada espécie. Os objetivos e linhas de estratégia para uma delas se enfoca em sensibilizar a comunidade sobre sua conservação e propor atividades de recuperação e/ou mitigação de impactos sobre o habitat. Atualmente nas três unidades do SNASPE, são desenvolvidos planos de conservação que beneficiam uma espécie de vegetação chamada la Queñoa e três espécies animais: Vicuña, Taruca e Suri (avestruz andino).
Patrimônio Histórico
O Monumento Natural Salar de Suri foi criado em 1983, sob o D.S. n° 20 do MINAGRI. Encontra-se localizado em Putre, província de Parinacota, XV Região de Arica e Parinacota. Possui uma superfície de 11.298 hectares e abarca zonas de salares e ecossistemas de altura.
Gastronomia
A cozinha no norte do Chile é caracterizada por uma variedade de legumes e cereais, devido ao clima árido. Dentro os ingredientes mais comuns são a quinoa, um grampo na cultura Inca, também é a batata, cenoura e várias frutas tropicais como manga, maracujá e goiaba.
Entre os pratos típicos são alpaca assado cozido na lenha, chuño, que é uma sopa feita de carne de alpaca batata, cebola, trigo e outros vegetais. Na área costera podem- se achar todo tipo de frutos do mar e peixes para fazer diferentes preparaçoes.
Mais ao norte temu m doce típico, o chumbeque que é feito de farinha, manteiga e jaleia de de laranja, manga, maracujá e outras frutas. Também tem os pululos, que são uma espécie de arroz muito comum no extremo norte.
Como chegar
- Avión: Desde Santiago até Iquique.
- Bus: Desde Santiago até Iquique.
- Tour: Desde Iquique até o Monumento Natural Salar de Surire.
Para mais informação sobre preços ingrese no seguinte link: http://www.conaf.cl/parques/monumento-natural-salar-de-surire/
Recomendações
O clima é litoral desértico, mas é muito seco. Na costa não há temperaturas extremas entre o dia e a noite. A temperatura média anual é de 18°C. Muitas das excursões que são feitas incluem a visita a locais que estão no planalto chileno, acima de 3.500 m. Isso significa que as pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis. É importante tomar muita água e manter o corpo bem hidratado. Não fazer movimentos bruscos e deixar que o corpo se adapte à altura.
O comércio nas zonas rurais abre durante todo o dia, mas fecha entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável que você leve dinheiro em pesos chilenos, já que não há possibilidade de pagar com cartões em quiosques e áreas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.