No Parque Nacional Chiloé predomina a selva valdiviana com um denso bosque formado por árvores siempreverdes, arbustos e plantas trepadoras. Além da vegetação, seus principais atrativos são o lago Cucao, as dunas litorais e as colônias de lobos marinhos.

O parque se situa no setor ocidental da Ilha Grande de Chiloé, é se constitui como uma prolongação da desmembrada cordilheira da Costa. Foi criado em 17 de novembro de 1982 e atualmente conta com uma superfície de 42.567 hectares, e dois setores principais conhecidos como Chepu, localizado em Ancud no norte do Parque e Abtao que faz parte das localidades de Castro, Chonchi e Dalcahue.

As principais atrações do parque são o setor de Chanquín, onde está o lago Cucao e as dunas litorâneas que têm vários quilômetros de extensão; a desembocadura do rio Abtao e sua vegetação diversificada; a ilha Metalqui com sua colônia de lobos marinhos; o lago Huelde, cujo acesso é muito simples; e o setor de Cole-Cole, no norte de Punta Huentemó onde há uma praia apta para pesca, caminhadas e passeios a cavalo.