- Home
- Destinos
- Patagonia Sur, Torres del Paine y Tierra del Fuego
- Parque Nacional Torres del Paine
- Monumento Natural Cueva del Milodón
O Monumento Natural Cova do Milodón possui 30 metros de altura, um comprimento de 270 m e 200 m de profundidade. Também conhecido como Gruta Eberhard se encontra localizado na ladeira do morro Benítez á 24 kilometros de Puerto Natales.
Em 1896, o francês Hermann Eberhard encontrou os primeiros indícios da existência do Mylodon na região, em forma de pedaços de pele e excrementos em excelente estado de conservação. Também foram encontrados vestígios de assentamento humanos, que utilizavam as covas como refúgios há mais de 12 anos. Em homenagem ao Mylodon, a cova abriga uma impresionante réplica do animal em fibra de vidro.
Dados Monumento Natural Cova do Mylodon
Localização : Região de Magalhães e Antártica Chilena, Província de última Esperanza, localizado a 254 km do nordeste de Punta Arenas, a 25 km do noroeste de Puerto Natales e a 3 km do norte do Fiorde Eberhard. Encontra-se nas coordenadas 51º 34’ Latitude Sul e 72º 37’ Longitud Oeste.
Como chegar : Santiago-Punta Arenas: via aérea. Punta Arenas-Puerto Natales: via terrestre particular. Aproximadamente 8 km depois de sair de Puerto Natales, pegue o desvio à esquerda, em direção a Puerto Prat, saindo deste povoado, tome o caminho da direita, no primeiro cruzamento, 4 km mais ao norte você encontrará outro cruzamento, entre à esquerda e continue por 2 km até chegar ao posto da CONAF. Via terrestre, por um caminho pavimentado de 18 km e 7 km de caminho de pedra, que se encontra em bom estado durante todo o ano. Há outr opção, pela rota que una Puerto Prat e Puerto Consuelo.
Quando ir : Todo o ano.
Clima : A área pertence à região de clima temperada fria chuvosa sem estação seca. Possui, como toda a região, uma variedade climática com características de instabilidade e com a presença de microclimas. A temperatura média anual é de 8°C, aumentando nos meses entre 10° e 18°C. As precipitações têm uma média anual de 450 mm.
Serviços : Guarda-florestal, vias de acesso.
Horário de atenção : O horário de atenção ao público é de 8h30 a 20h30.
Preços : Outubro-abril
Adultos: nacionais CLP $1.500 estrangeiros CLP $3.000 (em USD).
Crianças: nacionais CLP $200 (em USD), estrangeiros CLP $200 (em USD).
Maio-setembro
Adultos: nacionais CLP $800 (em USD), estrangeiros CLP $1.500 (em USD).
Crianças: nacionais CLP $100 (em USD), estrangeiros CLP $1.000 (em USD).
Infraestrutura e serviços Monumento Natural Cova do Mylodon
Escritório da administração : O administrador é Jovito Gonzalez Chamblá ([email protected]). Também trabalham 3 guardas-florestais permanentes, que desde 1979 moram na Unidade, cumprindo funções de controle e vigilância dos visitantes que entram na área. Para mais informações, entre em contato com a Corporação Nacional Forestal.
Punta Arenas: Av. Bulnes 0309. Telefone (56-61) 23 85 81.
Puerto Natales: Manuel Baquedano 847. Telefone: (56-61) 41 14 38.
Escritório de Informações, Reclamações e Sugestões: [email protected]
Trilhas
- Trilha interpretativa “Cueva Grande”
- Trilha de excursão Guardería – Cueva del Medio – Cueva Chica – Silla del Diablo – Guardería
Atrações no Monumento Natural Cova do Mylodon
O que ver? :
- Visita ao Centro de Informação Ambiental e utilização do espaço de alimentação de forma gratuita. Há 15 locais na área da Cueva Chica e Silla del Diablo. Não é permitido usar fogo. O acesso veicular se encontra aberto durante o ano inteiro.
- Também é possível percorrer a Trilha interpretativa “Cueva Grande”, que permite o acesso a uma caverna de 200 metros de longitude, 30 metros de altura e 80 metros de largura, onde foram encontrados restos ósseos e um predaço de pele do Mylodon.
- A trilha de excursão (Guardería – Cueva del Medio – Cueva Chica – Silla del Diablo – Guardería) conecta praticamente todas as atrações turísticas deste Monumento Natural. O nível de dificuldade é baixa e é possível apreciar a variedade de plantas, fauna e o relevo característico do ambiente.
- A Silla del Diablo é um conjunto de rochas que pertencem à formação do conglomerado do Lago Sofía. Possui 35m de altura e se apresenta como um mirante natural, desde o qual se pode ter uma vista panorâmica da área.
O que fazer? :
- Caminhada
- Percurso cultural
- Fotografia
Recomendações
Para nos ajudar a proteger os recursos naturais e ter uma visita agradável ao Monumento Natural, siga as seguintes recomendações:
- Proteja a vegetação
- Proteja as espécies animais, cuidando dos seus ninhos e dos abrigos naturais.
- Faça piquenique apenas nas áreas apropriadas
- Acampe apenas nos locais permitidos
- Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o guarda-florestal ou com o administrador do local
- Se for acampar, considere o uso de fogão a gás ou carvão
Patrimônio Natural Monumento Natural Cova do Mylodon
A Cova do Mylodon é um acidente natural de grandes dimensões. Sua importância científica começou em 1986 quando foram encontrados pedaços de pele e outros restos de um animal extinto, conhecido como Mylodon de Darwin. As investigações determinaram que ele viveu há pelo menos 5.000 anos e confirmaram a existência de outros animais no setor como o Caballo Enano, o Tigre Dentes de Sabre e o Grande Guanaco. A caverna possui, além disso, valor arqueeológico, já que ela também abrigou o homem primitivo patagônico há aproximadamente 12.000 anos.
Flora : A unidade se encontra entre de 150 e 120 m, em um intervalo de precipitação de 450 mm anuais, localizada em uma região modificada por efeitos antrópicos. Encontram-se as seguintes comunidades de vegetação:
- Bosque magallánico diciduo: A área possui manchas de bosque de folhas caducas onde predomina a associação de Lenga e Ñirre. O ñirre se apresenta como um bosque arbustivo, enquanto que a Lenga chega a alturas de 8 a 18 metros.
- Matorrales preandinos: Neste parte existe a associação Disclimax Nano Arbustiva (Pernethyetum mucronatum), onde a espécie predominante é a Chaura, associada com Calafate, Ciruelillo, Leñadura e Siete camisas (Escallonia rubra), entre outras.
Fauna : É possível observar espécies de mamíferos tais como: Raposa Culpeo, Raposa Cinza, Puma, Gato montés, Gato pajero e Chingue, entre outros. Entre as aves é possível encontrar: Carancho, Água, Condor, Gorrión, Zorzal, Tico-Tico e Colegial, entre outras
Clima : A temperatura média chega a 8°C variando as extremas entre 10 e 18° C. As temperaturas mais altas são em janeiro e fevereiro. As precipitações médias anuais são de 400 a 500 mm, com a maior concentração entre maio a setembro. A umidade varia entre 60 e 90%.
História
Criado como Monumento Histórico em 2 de janeiro de 1968, pelo Decreto Nº 138 do Ministério de Educação, a pedido do Conselho de Monumentos Nacionais. O terreno foi comprado pela Corporação Nacional Florestal à Corporação de Reforma Agrária no dia 5 de abril de 1978 e se encontra escrito no Conservador de Bem Raízes de Puerto Natales. Desde esta data, a Corporação assumiu sua administração com o propósito de preservar o ambiente natural, cênico e cultura, desenvolvendo na área atividades recreativas, educacionais e de apoio à pesquisa científica.
Recomendações
É recomendável que os voos cheguem em Punta Arenas durante a manhã para começar com as atividades programadas sem afetar o itinerário.
O clima é temperado frio e úmido. A temperatura médial anual é de no máximo 9°C e a mínima de 3°C. No outono e no inverno é quando as precipitações aumentam consideravelmente.
Para quem visitar um parque nacional ou uma reserva nacional, NÃO deixar lixo pelos caminhos. Cuidar do parque e da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.