Localizado no meio do planalto, Parque Nacional Volcán Isluga é caracterizada por ser cercado por vulcões, lagos e montes sagrados do povo aimará. É uma das áreas com maior biodiversidade do altiplano andino.
O Parque Nacional Vulcão Isluga possui 174.744 hectares e foi declarado Parque Nacional em 1967. Conta com um impressionante relevo de altura, além de uma espetacular flora e fauna, as quais se estendem entre a pré-cordilheira e o planalto andino. Sua localização é a região de Tarapacá, a uma altitude média de 4.000 metros e a 232 km do nordeste de Iquique. Neste parque, que se encontra aberto durante todo o ano, o moderno e o antigo dividem o mesmo espaço, criando um ambiente muito especial.
O Parque Nacional se encontra em Colchane, e possui as colinas Latarama (5.207m), Tatajachura (5.252m) e Qinsachata (5.400m), além do vulcão Isluga de 5.218 metros, o qual dá nome a esta zona de proteção e conservação de recursos naturais.
Compõe-se de arbustos, cactos, queñoas e flora de altura que se localiza na pré-cordilheira. Também é possível encontrar flora no planalto como o capim santa fé e bofedais (formações vegetais características do planalto) acima de 4 mil metros de altura em terrenos úmidos.
Localização: A administração se encontra nos bairros de Colchane e Huara, província de Tamarugal.
Quando ir: Todo o ano.
Clima: O clima da região é desértico marginal de altura entre 2.800 e 4.000 metros de altitude e clima de estepe entre 4.000 e 5.000 metros. Durante os meses de dezembro a março há chuvas pelo efeito do inverno de planalto e as temperaturas oscilam entre 20° e 0°C. Na época do inverno as temperaturas variam entre 10° e (-)20°, sem presença de chuvas.
Serviços: Informações, guarda-florestal.
Atrações Parque Nacional Vulcão Isluga
O que ver?:
Além do imponente vulcão Isluga e da impressionante natureza do parque, você poderá aproveitar outras atividades como o campo geotérmico Puchuldiza, talvez uma das atrações mais importantes. Este campo está formado por gêiseres e termas, nas quais a água chega a 85°C. Durante o inverno, nos meses mais frios, é possível observar desde suas 10 saídas de fumaça, o congelamento das águas e a formação de maravilhosos blocos de gelo. Você encontrará outras termas mais rústicas seguindo pelos caminhos que rodeiam o setor.
O que fazer?:
Dentro da própria região, você poderá visitar diversos povoados pré-hispânicos, nos quais se comercializam diferentes confecções elaboradas pelos exemplares que restam dessas antigas culturas como tecidos em alpaca, cerâmica e artesanatos em pedra talhada.
Trilhas:
Caminhando através das trilhas de excursão, você poderá apreciar diferentes ambientes ecológicos e vegetais, como por exemplo, a Lagoa Arabilla. Neste local a fauna se compõe de flamencos chilenos e grande variedade de aves que aí habitam.
Trilha Lagoa Arabilla: Esta trilha possui 600m e pode ser feita em até 30 minutos. Possui cinco estações ou mirantes, sendo que a um deles há acesso para veículos. Encontram-se diferentes ambientes ecológicos e associações vegetais como a lagoa Arabilla, estepes andinas e estepes úmidas. Na lagoa Arabilla encontra-se o flamenco chileno e diversas aves.
Trilha Pukará de Isluga: Trilha de 3 km que se encontra marcada por pedras do caminho que une Enquelga com Colchane e chega até o topo de uma colina. Uma vez aí em cima, você encontrará uma paisagem impressionante. Não é se recomenda, entretanto, o acesso de pessoas que já manifestaram sintomas de puna (mal de altura).
Patrimônio Natural Parque Nacional Vulcão Isluga
As montanhas do parque apresentam uma altitude que vai até 2.100 metros, e temperaturas que variam entre 5° e 10°C. Um dos cumes nevados que mais chamam a atenção é o do vulcão Isluga que possui 5.530 metros.
Flora: Nesta paisagem há muitas comunidades de vegetais conhecidos como arbustos desérticos que compreendem espécies como cactáceas, columnares, tolares, llaretales, gueñoales e bofedais.
Fauna: A fauna se caracteriza por guanacos, vicuñas, llamas, alpacas, raposas, vizcachas, ratões bolivianos, suris, pato jergón, corvos da puna, aguilucho, condores e outros.
Gastronomia
A cozinha no norte do Chile é caracterizada por uma variedade de legumes e cereais, devido ao clima árido. Dentro os ingredientes mais comuns são a quinoa, um grampo na cultura Inca, também é a batata, cenoura e várias frutas tropicais como manga, maracujá e goiaba.
Entre os pratos típicos são alpaca assado cozido na lenha, chuño, que é uma sopa feita de carne de alpaca batata, cebola, trigo e outros vegetais. Na área costera podem- se achar todo tipo de frutos do mar e peixes para fazer diferentes preparaçoes.
Mais ao norte temu m doce típico, o chumbeque que é feito de farinha, manteiga e jaleia de de laranja, manga, maracujá e outras frutas. Também tem os pululos, que são uma espécie de arroz muito comum no extremo norte.
O clima é litoral desértico, mas é muito seco. Na costa não há temperaturas extremas entre o dia e a noite. A temperatura média anual é de 18°C. Muitas das excursões que são feitas incluem a visita a locais que estão no planalto chileno, acima de 3.500 m. Isso significa que as pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis. É importante tomar muita água e manter o corpo bem hidratado. Não fazer movimentos bruscos e deixar que o corpo se adapte à altura.
O comércio nas zonas rurais abre durante todo o dia, mas fecha entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável que você leve dinheiro em pesos chilenos, já que não há possibilidade de pagar com cartões em quiosques e áreas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
Vêem a descobrir Parque Nacional Vulcão Isluga
Tours em Parque Nacional Vulcão Isluga
Estes são os melhores tours por dia para conhecer o melhor de Parque Nacional Vulcão Isluga