As águas quentes em suas praias e a aridez de seu vasto deserto resume os contrastes do Norte Grande, o qual abrange as regiões e Parinacota, Arica, Tarapacá e Antofagasta (décima quinta, primeiro e segundo, respectivamente).
O Norte Grande é uma região única, onde a aridez e secura do Deserto do Atacama está em contraste com os vales férteis, como Azapa e oásis como o de Pica. Da mesma forma, contrastando assim com a presença de alta biodiversidade mais representativas dos quais são protegidos em parques nacionais e monumentos Lauca, Isluga e Salar de Surire.
O deserto e os antiplanicos não deixam de fascinar toda a sua geografia incrível: o Vale de la Luna, com suas formações rochosas incríveis, a 300 mil hectares do Salar de Atacama, os impressionante Gêiseres de Tatio, ou as numerosas fontes quentes, como Mamina
Por outro lado, é uma área de grande riqueza arqueológica, cultural e natural. Los Geoglifos de Cerro Pintado e Pukarás de Quitor e Lasana são de elevados níveis de desenvolvimento a que chegaram os povos originais da região. Mais recente no tempo e na história dos escritórios nacionais de nitrato como María Elena são um testemunho mudo de um passado glorioso. E o Fiesta de La Tirana é o mais representativo da mistura de tradições pagãs e católicas
Cada uma das cidades e vilas da região é herdeiro do passado. Há muitas aldeias, como San Pedro de Atacama e Putre , eles são cercados por quilômetros de deserto, e tendo uma forma e ritmo de vida que diferem muito das cidades localizadas no litoral, como Arica, Iquique e Antofagasta. Este último também difere muito de Calama, uma cidade que emerge a partir da exploração de Chuquicamata maior mina de cobre a céu aberto do mundo.
Esta é uma área que serve para desfrutar tranquilamente a aventura de explorar. É equipado com toda infra-estrutura e serviços necessários para atender os visitantes.