O Parque Nacional Nevados Três Cruzes encontra-se na Região de Atacama e constitui um banhado de importância internacional. Vêem a conhecer a Laguna do Negro Francisco e Laguna Santa Rosa.
O Parque Nacional Nevado Tres Cruces, criado em 29 de julho de 1994, localiza-se no Atacama, na região de Copiapó e Terra Amariila. Possui 59.081.87 hectares, dos quais 46.944.37 representam o setor da Lagona Santa Rosa e 12.137.50 o setor da Lagoa Negro.
Sua constituição é de terrenos úmidos de importância internacional devido a seu complexo lacustre Lagoa del Negro Francisco e Lagoa Santa Rosa.
Localização: Encontra-se localizado na Região do Atacama, na pré-cordilheira da província de Copiapó. Está há 200 km do nordeste de Copiapó.
Meios públicos de locomoção: apenas por meio da contração de operadores turísticos ou veículo particular (4x4).
Infraestrutura e serviços
- O parque pode ser visitado durante os meses de outubro a abril sem a necessidade de trâmites ou outros requisitos. Entretanto, se for dormir no parque é recomendável reservar o abrigo no Escritório Regional da CONAF, indicando a data e os dias nos quais irá utilizá-lo. No caso das delegações de estudantes ou visitas especiais, recomenda-se fazer a visita atrás do Escritório Regional da CONAF Atacama.
- Abrigos:
- Lagoa Santa Rosa: Há um abrigo no setor de Santa Rosa, mas ele não possui equipamentos, devido a que sua utilidade é para emergências. Em todo caso, é possível usá-lo para dormir caso você disponha de sacos de dormir para montanha (-5°C e mais), e também é possível acampar nos arredores, sempre e quando tiver barracas para montanha. É importante levar um saco de lixo.
- Lagoa del Negro Francisco: O abrigo do setor da Lagoa del Negro Francisco conta com equipamento, cozinha completa, camas água para lavar a louça e tomar banho, gás, estufa e chuveiros. Leve água potável e sacos de dormir, além de entrar em contato com o guarda-florestal para o caso de algum imprevisto. O valor do alojamento é de 8.000 (pesos chilenos) por pessoa/noite. Não há locais para acampamento
- Salar de Maricunga: a CONAF não possui abrigo neste setor, o único que existe é um local no qual se encontra o SAG.
- Lagoa Verde: a CONAF não possui abrigos neste local, mas há um no posto de Polícia.
- Setor la Ola: Não há informações.
- Caminhos: No geral, os caminhos se encontram em boas condições inclusive para bicicletas, desde que se faça uso de todas as medidas de segurança pertinentes ao local. O único caminho que apresenta problemas é o que uni e Lagoa Santa Rosa com a Lagoa del Negro Francisco, devido às pedras.
Atrações e trilhas
O que ver?:
- Lagoa Santa Rosa e Salar de Maricunga, possui uma linda vista para o maciço Nevado de Tres Cruces. Sua constituição é uma massa de água situada ao lado sudoeste da Depressão de Maricunga. Seu escoamento de água está a 3.715 mm, e sua dimensão aproximada é de 200 hectares. É de pouca profundidade e se encontra unida ao Salar de Maricunga através de dois corpos de água. Suas águas apresentam alto teor salino e durante o inverno se encontra congelada.
- Lagoa del Negro Francisco, está dividida em duas porções de diferente cor, e onde se aprecia o imponente Vulcão Copiapó. Caracteriza-se como o espelho de água mais importante no sul do Salar do Atacama. As flutuações do nível hídrico provocaram o surgimento de uma antiga barreira de aluvião, a qual divide o espelho de água em dois setores de diferente salinidade. Sua superfície é inferior a 30 km2 e seu principal afluente é o rio Asburuaga.
- Rio de la Gallina: aqui é possível observar a vegetação característica dos terrenos saturados de água (bofedales) dos ecossistemas Alto-andinos. O intenso verde da vegetação e o contraste com as águas superficiais deste estreito produzem uma paisagem muito bela. É possível encontrar bandos de guanos e vicuñas.
- Mirante Lagoa Santa Rosa: lugar de visita que se encontra localizado no lado sul da Lagoa Santa Rosa e desde onde é possível observar por completo a lagoa e a paisagem ao redor. O acesso se dá pela que rota que vem do setor Puerta, para em seguida seguir pela lateral esquerda que nos levará ao mirante.
- Mirante Lagoa del Negro Francisco, setor Lagoa Salubre: localiza-se na margem sudoeste da Lagoa del Negro Francisco. É possível observar a lagoa salubre, sua extensão e a presença de três espécies de flamencos que chegam durante o verão em grandes quantidades, junto com o imponente vulcão Azufre.
- Mirante Lagoa del Negro Francisco, setor Lagoa Salada: localizado na margem nordeste da Lagoa del Negro Francisco, possibilita ao visitante observar a lagoa Salada, sua cor vermelha bastante característica e seu contraste com a paisagem ao redor.
- Mirante Cienaga Redonda: o acesso a este mirante pode ser feito pela rota internacional que vem da Lagoa Santa Rosa. Localiza-se ao lado esquerdo do caminho, no início do corredor biológico Pantanillo Cienaga Redonda. Ele oferece vista para os terrenos alagados (befedales) e para o imponente Nevado de Tres Cruces, assim como para as aves que se encontram presentes neste setor.
- Mirante Rio Lamas: Este mirante se encontra ao lado leste do setor da Lagoa Santa Rosa e seu acesso se dá através do caminho internacional que vai para a Argentina. Localiza-se ao lado direito do caminho, desde onde é possível ver a linda vista da queda d´água do rio Lamas e observar as manadas de vicuñas pastando em sua ribeira.
Trilhas:
- Trilha de Chile Trecho Lagoa Santa Rosa – Salar de Maricunga: Com 36 km e uma altura de 3.700 m, esta trilha por ser acessada pela rota C-601 (desde Copiapó até o caminho internacional, via Paipote) e desde o caminho C-173 viajando desde o norte via el Salvador e Potrerillos. O caminho possui sinalizações, um abrigo na lagoa San Rosa e um lugar de descanso onde há um mirante.
- Trilha de Chile Trecho Lagoa del Negro Francisco: Trilha de 24 km que rodeia a Lagoa de mesmo nome, com uma altura aproximada de 4.000. O trecho contém uma grande perspectiva da paisagem para o vulcão Copiapó e para a planície da bacia que rodeia a lagoa. Possui sinalizações, um abrigo na lagoa San Rosa, locais de descanso e um mirante.
- Trilha autoguiada Quebrada Cienaga Redonda – Rio Astaburuaga – Lagoa del Negro Francisco: Esta trilha possui uma longitude de 90 km e vai pelo corredor biológico que conecta os setores da Lagoa Santa Rosa e Lagoa del Negro Francisco. É possível observar as várzeas e terrenos alagados, mas manadas de vicuñas associadas a estes ecossistemas e a presença de aves nas zonas úmidas.
- Trilha de interpretação ambiental Rio La Gallina: Permite a observação e reconhecimento da fauna terrestre dos estreitos da cordilheira e da flora arbustiva de altura. É possível acessá-la de carro até a estação de partida.
Patrimônio Natural
As lagoas presentes no parque possuem uma fauna muito rica o que as incluiu, segundo os acordos de Convenção Ramsar (Irã, 1973) na lista dos “Humedales” de importância internacional, principalmente como habitat de espécies Aquáticas, no dia 2 de dezembro de 1996.
Localizado nos limites do Parque Nacional Nevado de Tres Cruces, este local possui uma superfície de 62.640 hectares distribuídos entre os setores de Lagoa Santa Rosa (15.425 hectares) e Lagoa del Negro Francisco (47.035 hectares). O complexo lascustre Lagoa del Negro Francisco e Lagoa Santa Rosa correspondem ao único de seu tipo localizado na Região do Atacama e também de maior superfície do país, abarcando cerca de 40% da superfície total do parque.
Este complexo reúne grupos de aves, algumas das quais se encontram em categorias de conservação, como por exemplo, os flamencos sul-americanos (andino, chileno e de James) e a tagua cornuda que se encontram em estado vulnerável. Eles possuem proteção extra e toda a informação que se reúne através das monitorações e censos para a conservação da flora e fauna do parque, válida como informação ambiental do Ramsar.
Flora: Segundo a classificação de Gajardo, em seu “Sistema Básico de Classificação da Vegetação Natural do Chile”, o Parque Nacional se encontra inserido na Sub-região do Planalto e da Puna, que pertence à Região Ecológica da Estepe Alto-Andina. Dentro dos limites do parque encontramos as seguintes formações vegetais: Estepe Desértica dos Salares Andinos e Deserto Alto – Andino de Ojos del Salado.
A flora do parque se encontra representada por aproximadamente 65 espécies, as quais se agrupam em 23 famílias e 42 gêneros. O parque é um lugar de trânsito e de nidificação de grande quantidade de aves, principalmente da família Phoenicopteridae, as quais estão em alta quantidade, muito superior ao que se observa em outros salares.
De acordo com o “Livro Rojo de la Flora Nativa de la Región de Atacama” de 2008, o parque abarca 90 espécies nativas, sem do que 1 se encontra em Perigo e 1 Vulnerável.
Fauna: No geral, há 77 espécies organizadas em 26 famílias e 40 gêneros. Destas 77 espécies, 62 correspondem a aves, 11 a mamíferos e 4 a répteis. Ganham destaque os três tipos de flamenco (andino, chileno e de James), e a Tagua Cornuda, pois são espécies em estado vulnerável, e os guanacos e vicuñas.
Além disso, também é importante mencionar que dentro dos limites da unidade, recebem proteção 16 espécies de fauna que na atualidade apresenta problemas de conservação, estando em categorias como Em Perigo (4 espécies), Vulneráveis (7 espécies), Raras (3) e Pouco Conhecidas (2).
Alturas:
- Copiapó: 400 m.
- La Puerta: 1600 m.
- Lagoa Santa Rosa: aprox. 4000 m.
- Lagoa Negro Francisco: 4200 m.
- Salar de Maricunga: aprox. 3800 m.
- Setor La Ola: 2800 m.
- Potrerillos: 2800 m.
- El Salvador: 2800 m.
- Lagoa Verde: aprox. 4400 m.
Gastronomía
A cozinha no norte do Chile é caracterizada por uma variedade de legumes e cereais, devido ao clima árido. Dentro os ingredientes mais comuns são a quinoa, um grampo na cultura Inca, também é a batata, cenoura e várias frutas tropicais como manga, maracujá e goiaba.
Entre os pratos típicos são alpaca assado cozido na lenha, chuño, que é uma sopa feita de carne de alpaca batata, cebola, trigo e outros vegetais. Na área costera podem- se achar todo tipo de frutos do mar e peixes para fazer diferentes preparaçoes.
Mais ao norte temu m doce típico, o chumbeque que é feito de farinha, manteiga e jaleia de de laranja, manga, maracujá e outras frutas. Também tem os pululos, que são uma espécie de arroz muito comum no extremo norte.
Como chegar
- Avião: Desde Santiago até Copiapó.
- Bus: Desde Santiago até Copiapó.
- Tour: Desde Copiapó até o Parque Nacional Nevado Tres Cruces.
Para mais informação sobre preços ingrese no seguinte link: http://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-nevado-de-tres-cruces/
Recomendações
O clima é desértico, o que significa que durante todo o ano há uma oscilação térmica muito grande entre o dia e a noite. A temperatura média anual é de 14°C e a mínima é de 3°C .
O comércio nas zonas rurais abre durante todo o dia, mas fecha entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável que você leve dinheiro em pesos chilenos, já que não há possibilidade de pagar com cartões em quiosques e áreas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.