O arquipélago de Juan Fernández National Park é composto de ilhas Alejandro Selkirk, Robinson Crusoé e Santa Clara. Foi declarada pela UNESCO como uma biosfera mundial reserva a fim de estudar e preservar a natureza.
O Parque Nacional Arquipélago de Juan Fernández, nomeado Reserva Nacional da Biosfera pela UNESCO, foi criado em 16 de janeiro de 1935. Hoje em dia, possui uma área de 9.570,55 hectares.
Sua localização não é muito acessível, porém abarca ecossistemas muito peculiares e surpreendentes. Isso se reflete não apenas na flora que conta com espécies únicas no mundo, mas também na geografia, irregular e de clima rigoroso, que ao longo do tempo influenciou seus habitantes, determinando manifestações folclóricas.
Dados Parque Nacional Arquipélago Juán Fernández
Localização: Localiza-se na região de Valparaiso, no oceano Pacífico a 667 km do oeste de San Antonio. A cidade de San Juan Bautista se encontra dentro dos limites do parque.
Como chegar:
Santiago-Juan Fernández: o acesso se dá via aéreo.
Aérea: As linhas aéreas locais são LASSA e ATA. Os voos são semanais e de Santiago até o parque o voo dura 2,5h.
Marítima: O transporte disponível é por meio do Navio Armada que realiza viagens em dezembro e fevereiro. Durante o restante do ano, o transporte é ocasional. O tempo de viagem é de 1 1/2 dias de navegação desde o Porto de Valparaíso.
Quando ir: Todo o ano.
Horário de Atenção a Público:
De segunda a quinta, das 8h às 12h50 – das 14h às 18h.
De sexta, das 8h às 12h59 – das 14h às 17h50.
Clima: O clima da região é marítimo, com elevada umidade ambiental, (76,5% de umidade relativa). A média anual de temperatura é de 15,4°C e a precipitação média anual pode chegar a 1.181,2 mm. As chuvas diminuem nos meses entre outubro e fevereiro.
Serviços: Guarda-florestal, alojamento, piquenique, vias de acesso.
Infraestrutura e Serviços Parque Nacional Arquipélago Juán Fernández
Instalações: Há um local administrativo na Ilha Alejandro Selkirk no riacho Las Casas e duas casas de hóspedes na Ilha Robinson Crusoe. Além disso, você encontrará abrigo nos seguintes locais do parque:
Abrigos:
Ilha Robinson Crusoe:
Porto Ingles
Porto Francés
Piedra Agujereada
Vaquería
Villagra
Plan del Yunque
Ilha Santa Clara:
Santa Clara
Ilha Alejandro Selkirk:
La Cuchara
Lobería
Locais para Camping: Porto Francés; Villagra; Vaquería; Porto Ingles.
Locais para Piquenique: Villagra; Plazoleta El Yunque; Puerto Ingles; Vaquería, Puerto Francés.
Mirantes: Rebaje La Piña; Cordón Villa Alemana; Salsipuedes; Las Cuatrocientas; Subida Mirador, Mirador de Selkirk, Punta Larga e Punta Chupones.
Atrações Parque Nacional Arquipélago Juán Fernández
O que fazer?
Trekking
Observação flora e fauna
Mergulho
Informação Meio-Ambiental: no Centro de Informação Ambiental.
Excursionismo
Patrimônio Natural Parque Nacional Arquipélago Juán Fernández
Flora: O parque conta 213 espécies nativas e 137 espécies endêmicas (64,32%), uma das porcentagens mais altas do planeta. O Beija-flor de Juan Fernández é a única espécie endêmica de beija-flor de todo o mundo e se localiza na ilha de Robinson Crusoe. Sua principal característica é o dimorfismo e suas cores. Infelizmente essa espécie se encontra em perigo de extinção, já que sua população atual é de aproximadamente 1.000 aves.
Fauna: O lobo de Juan Fernández é o único mamífero endêmico da região. Atualmente há aproximadamente 80 indivíduos em todo o arquipélago. Durante os séculos XVIII e XIX, devido à caça predatória, ele quase desapareceu, mas hoje se encontra protegido pela Conaf.
Recomendações
O clima na Região V é mediterrâneo moderado, com verões secos e invernos chuvosos e temperados. Temperatura média anual é de 15°C. No inverno é de 11° e nos verões superam os 25°C.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
Vêem a descobrir Parque Nacional Arquipélago Juan Fernández
Artigos sobre Parque Nacional Arquipélago Juan Fernández