A Patagônia Sul e Terra do Fogo são as zonas mais austrais do país, que se estende desde o Campo de Gelo Sul para a Antártida chilena, é território de paisagens espetaculares em temperaturas extremas. Cmpreende entre a duodécima região de Magalhães e Antártica Chilena.
Descrição
Na Patagônia Sul e Tierra del Fuego pode visitar a maioria dos contiententes sul-americanos, parques onde os recursos naturais são únicos e conhecer a cultura do extremo sul do Chile.
Viajando de norte a sul, a primeira coisa que se destaca é, sem dúvida, pela sua beleza e fama, o Parque Nacional Torres del Paine. E são poucos os sites que entre as fronteiras albergam tanta quantidade e variedade de atrações como este parque. Ele está repleto de lagos, geleiras e uma grande variedade de espécies representativas de nosso solo.
Destaca-se especialmente o macizo montanhoso que dá o nome para a reserva, o que um grande desafio para os montanhistas e escaladores de todo o mundo. Seguindo a estrada, pouco antes de chegar em Puerto Natales, a paisagem é avassaladora. Com apenas um pequeno desvio se chega ao Monumento Natural la Cueva del Milodón porque naquele lugar foram encontrados os restos de animais pré-históricos extintos.
É uma lição de história que ninguém deve perder. Passando Puerto Natales, cruzando a Reserva Nacional Isla Riesco e passando por Punta Arenas, chegaremos à colina que domina a cidade, que é também o centro de esqui mais austral do mundo: Cerro Mirador. Ao lado,cruzando o Estreito de Magalhães, chega-se a Tierra del Fuego, uma ilha onde o frio, o vento e a chuva marcaram tanto a terra e os homens que nele habitam.
Porvenir, localizada quase em frente a Punta Arenas é a cidade maior e mais importante da ilha. Mais ao sul, cruzando o Canal Beagle, se acede até 0remoto Puerto Williams, localizado na Isla Navarino. É uma boa base para explorar um lugar único e visitar a cidade vizinha de Ushuaia, Argentina, a mais meridional do país transandino.
Finalmente, o Parque Nacional Cabo de Hornos, o mais austral e inóspito do mundo, é composto de uma dúzia de ilhas que só pode ser visto sobrevoando em um avião. É recén cruzando e atravessando centenas de quilômetros de água turbulenta, que aparece no final do Território Antártico chileno, última fronteira do país.