O Vale da Lua é um dos lugares mais visitados de San Pedro de Atacama. Ele é caracterizado pela sua dunas enormes, vales e montes de sal, pedra e areia.
O Vale de la Luna e o Vale de la Muerte, em pleno Deserto do Atacama, formam uma paisagem de outro planeta por suas surpreendentes formações geológicas, de rocha e areia, erosionadas pela água e vento.
O Vale de la Luna é uma fantástica paisagem lunar que forma parte da Cordilheira de Sal e pertence a Reserva Nacional Los Flamencos. É uma pequena depressão de 500 metros de diâmetro de solo salino e apresenta intrigantes estruturas causadas por transformações terrestres. Neste lugar, não existe vida, nem umidade, o que converte - o no lugar mais inóspito do planeta.
É nesse lugar onde você poderá observar esculturas de sal conhecidas como as Três Marias e ver um dos pôr do sol mais incríveis e coloridos do norte do Chile, sendo um lugar imperdível para quem deseja conhecer o deserto.
Muito perto do Vale de la Luna, e também localizado em plena Cordilheira de Sal, está o Valle de La Muerte. O Vale de la Muerte é um verdadeiro abismo e se chama assim pois no passado todas as pessoas que tentavam atravessar o vale morriam. Hoje você pode ver restos de ossos (tanto de animais como de pessoas) em seus ao redores. Igual que o Vale de La Luna, é caracterizado por suas formas geológicas e suas incríveis esculturas em rocha e dunas de areia na completa aridez do deserto. Por isso muitas pessoas catalogaram esse lugar como o lugar mais inóspito do planeta.
O Vale de la Muerte é um lugar ideal para quem tem bom estado físico e experiência para realizar mountainbike. Além disso, é possível realizar sandboard em suas dunas, uma atividade muito solicitada pelos turistas. A maioria dos tours para essas zonas, são realizados entre 4 e 5 horas e incluem um percorrido pela Cordilheira de Sal no finalzinho da tarde para desfrutar das maravilhosas mudanças de cor das montanhas de areia.
Informação Básica do Vale de la Luna e Vale de la Muerte
Localização: Localiza-se na Região de Antofagasta, 331 km ao nordeste de Antofagasta. San Pedro do Atacama está 15 km ao noroeste.
Quando ir: Todo o ano.
A trações: Cordilheira de la Sal, La Gran Duna.
Como chegar: O acesso se dá por transporte aéreo ou terrestre público e privado. De Antofagasta a Calama você pode chegar por via pública e particular através da Rota 5 Norte. Próximo a Carmen Alta, pegue a Rota 25 e siga até chegar a Calama. Uma vez aí, siga em direção ao sudeste pela Rota 23, você encontrará um desvio para o Vale de la Luna a aproximadamente 57 km.
Recomendações
Recomenda-se que os vôos cheguem em Calama durante a manhã para iniciar as atividades programadas sem afetar o itinerário.
O clima é desértico, o que significa que durante todo o ano há uma oscilação térmica muito grande entre o dia e a noite. A temperatura média anual é de 14°C e a mínima é de 3°C .
Muitas das excursões que são feitas incluem a visita a locais que estão no planalto chileno, acima de 3.500 m. Isso significa que as pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis. É importante tomar muita água e manter o corpo bem hidratado. Não fazer movimentos bruscos e deixar que o corpo se adapte à altura.
Em San Pedro de Atacama existem poucos caixas eletrônicos. Deve-se considerar que a demanda destes caixas é alta, por isso nem sempre dispõem de dinheiro. Leve algum dinheiro.
O comércio nas zonas rurais abre durante todo o dia, mas fecha entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável que você leve dinheiro em pesos chilenos, já que não há possibilidade de pagar com cartões em quiosques e áreas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
Vêem a descobrir Vale da lua
Pacotes de viagens em Vale da lua
Venha descobrir Vale da lua através dos nossos melhores programas de viagens