Com um clima que gradualmente se torna mais úmido, aparece a floresta temperada de Chile e inúmeros lagos. Nesta área, uma das mais heterogêneas em termos de paisagens e atividades para fazer, são os mais antigos e extensos parques nacionais, e uma variedade de fauna nativa. Inclui as regiões de Bio Bio, Araucania, Los Ríos, e parte de Los Lagos (VIII, IX, XIV e X regiões ).

A leste de Chillán, nas encostas do vulcão do mesmo nome, está localizado o Centro de esqui Termas de Chillán, o país de destino turístico indiscutível e da região. Mais ao sul, perto da costa, encontra-se Concepción, centro industrial e madeiro, capital regional e segunda cidade em tamanho e importância.

O  Salto del Laja é considerada a entrada ao sul do Chile, também uma das belezas naturais mais famosas do país. Mais a leste, em direção a cordilheira, no Parque Nacional Laguna del Laja, o Vulcão Antuco é um destino adequado para os esquiadores.

Temuco, coração da Araucanía e capital da nona região, é uma das cidades que mais cresce no continente.

Em direção ao  nordeste, com o Vulcão Llaima no centro, está o espetacular Parque Nacional Conguillío, também chamado de "guarda-chuvas" para a sua distinta e antiga floresta de araucária. Nas suas encostas está o  Centro de Ski Las Araucarias e um pouco ao norte da mesma existe uma outra área protegida, o Parque Nacional Tolhuaca.

A sudeste, o popular destino turístico formado por Pucón e Villarrica às margens do Lago de último nome, oferecem alternativas possíveis para o entretenimento e descanso. O Centro de Ski Villarrica-Pucón é uma excelente escolha para os amantes de desportos de Inverno.

Também destaca-se o Parque Nacional Huerquehue, com seus inúmeros lagos e vegetação exuberante. E para aqueles que gostam das propriedades terapêuticas de águas termais, as Termas de Huife são apenas uma pena considerar alternativas na área.

De Valdivia, com seu poderoso rio Calle Calle, chega-se os restos de fortalezas espanholas em Niebla e Corral, até a foz do rio e lagos Riñihue, Ranco e Maihue para o leste.

Enquanto isso Osorno é, por um lado, o centro de uma área predominantemente agrícola e pecuária, e segundo o ponto de partida para visitar lugares lindos como o Lago Rupanco, o Parque Nacional Puyehue ou Centro de Ski Antillanca, localizado nos pés do vulcão Casablanca dentro dos limites do parque.

Seguindo ao sul, estão localizados os balnearios de Frutillar e Puerto Varas, nas margens do Lago Llanquihue. A partir daqui e para o leste está o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, cujas principais atrações são o Vulcão Osorno e o Lago Todos los Santos. Apenas a poucos quilómetros de Puerto Varas está a capital regional, Puerto Montt.