Termas de Puyuhuapi estão rodeadas por uma paisagem espetacular de floresta nativa e samambaias gigantes. Seu nome significa "lugar de puyes", um peixe muito desejável pelos amantes da pesca e suas águas têm origem nos afloramentos do vulcão Melimeyu.
Puyuhuapi está localizado 213 km ao nordeste da cidade de Coyhaique, e não é apenas um dos centros termais mais importantes do Chile, senão que um dos que está mais ao sul e também um dos mais bonitos. Localizado na Bahía Dorita del Seno Ventisquero, em plena Patagônia Chilena, está rodeado por uma espetacular paisagem de bosque nativo e gigantescas samambaias. Seu nome significa "lugar de puyes", um tipo de peixe muito cobiçado pelos fanáticos da pesca, e suas águas têm origem nas aflorações do vulcão Melimeyu.
Informação Básica de Puyuhuapi
Quando ir: Todo o ano.
Como chegar: Saindo de Santigo, você pode ir via aérea até Coyhaique e de Coyhaique até as termas pela Carreterra Austral ou, por terra saindo de Puerto Montt, passando por Chaitén. O percurso tem 361 km.
Instalações: O complexo termal de Puyuhuapi possui modernas instalações e de alto nível, construídas com madeira da própria região para manter a harmonia com a natureza ao redor. Conta com piscinas cobertas e banheiras de hidromassagem, além de oferecer aos visitantes uma grande variedade de tratamentos naturais. Neste centro termal é possível desfrutar da talassoterapia, que combina algas marinhas e água do mar com propriedades esfoliantes e relaxantes.
Tipos de água:
Águas hipotermais (até 85°C)
Bicarbonatadas
Forte Mineralização
Presença de cloretos e sulfatos
Magnésio
Cromo
Zinco
PH de 6,3
Indicações:
Reumatismo
Artrite
Doenças articulares
Doenças da pele
Contraindicações:
Doenças graves do coração.
Aplicações:
Banhos termais
Hidromassagem
Fangoterapia
Talassoterapia
Recomendações
O clima é marítimo chuvoso (na zona costeiras e fiordes) e estepe frio (próximo à cordilheira). Chove durante todo o ano, até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 8°C.
É recomendável levar roupa adequada para a chuva.
Comprar todo o necessário nas cidades grandes. O resto dos locais têm abastecimento limitado e com valores bem maiores do que os comuns.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.