Visita o Parque Nacional Puyehue, no meio da Cordilhera dos Andes na região dos Lagos. Pertece à Reserva da Biosfera Bosques Temperados chuvosos dos Andes Austrais e caracteriza-se por seus bosques úmidos sempre verdes.
O Parque Nacional Puyehue, de mais de 100 mil hectares, encontra-se rodeado da exuberante beleza natural da região de Los Lagos. No sul, faz fronteira com o parque mais antigo do Chile, o Vicente Pérez Rosales. Localiza-se na Pré-Cordilheira e na Cordilheira dos Andes, possui vários vulcões em seus limites e oferece aos visitantes diversos lugares para conhecer e atividades para realizar.
Dados Parque Nacional Puyehue
Localização: Localiza-se na região de Los Lagos a 189 km do nordeste de Puerto Montt e a 80 km ao oeste de Osorno.
Como chegar:
- De Santiago a Osorno: o acesso se dá via aérea e terrestre.
- Em Osorno, você deve pegar a Rota 215 (essa rota liga Osorno – Chile à Bariloche – Argentina) em direção à Passagem Internacional Cardenal. O caminho chega ao parque e o atravessa no quilômetro 89. No quilômetro 76 dessa rota, há um desvio, U-215, que se dirige ao setor de Aguas Calientes e Antillanca.
Quando ir: Todo o ano.
Clima: Essa área pertence à região de clima temperado frio e chuvoso, sem estações secas. Assim como em toda a região, possui grande variedade climática, com instabilidades e presença de microclimas. A temperatura média anual é de 8°C, e nos meses de verão pode variar entre 10° e 18°C. As precipitações apresentam uma média anual de 450 mm.
Serviços: Vias de acesso, transporte, guardas-florestais, alojamento.
Preços:
Setor Anticura:
- Adulto Nacional e Estrangeiro: CLP 800
- Camping Chanleufe (por dia): CLP 16.000 até 4 pessoas.
- Crianças: grátis
Setor Aguas Calientes:
- Adultos e Crianças, Nacional e Estrangeiro: Grátis.
- Camping Los Derrumbes: CLP 8.000 até 4 pessoas; CLP 1.500 adicional por pessoa.
- Camping Catrue CLP 2.500 por pessoa.
* Os valores estão em pesos chilenos (CLP)
Infraestrutura e Serviço Parque Nacional Puyehue
Administração: A sede administrativa do Parque se localiza no setor Aguas Calientes a 4 km da rota Internacional, pelo caminho U-485 que conduz à Antillanca. Nesta sede também se encontram os escritórios da direção. Já o posto de guar-florestal está em Anticura, a 22 km de Aguas Calientes.
O telefone da administração é (64)1974572.
Centro de Informação Ambiental: Há dois Centros de Informação Ambiental, um em Aguas Calientes e outro em Anticura. Em Aguas Calientes há apresentação de vídeos educativos, e em ambos os centros há mostras e exibições sobre os recursos naturais e cênicos do Parque Nacional.
Áreas de camping: Há duas concessões no Parque Puyehue e cada uma delas possui diferentes lugares para acampar:
- Comunidad Turística (Aguas Calientes): Aqui você encontrará o camping de Chanleufú, que conta com 36 locais para acampar, todos equipados com fogão, lixeiras, água, eletricidade, lavadouro, sanitários e lenha. Outro camping que faz parte dessa comunidade é o Los Derrumbes, que possui 20 áreas para acampar, com mesas, fogão, lixeiras, água, lavadouro, sanitário e lenha.
- Comunidad Indígena de Ñielay Mapu (Anticura): Abarca a área de camping Catrué, que conta com 8 locais para o camping rústico, equipados com mesas, fogão, lixeiras, água e lenha. Também é possível usá-la para refeições.
Áreas para Refeição:
- Aguas Calientes: No camping Chanleufú, há 70 unidades para lanchar e todas estão equipadas com mesas, fogão, lixeiras, água, sanitários e lenha.
- Anticura: Área disponível no camping Catrué.
Abrigos e Acampamentos: No Parque Nacional Puyehue há abrigos na lagoa Bertín, em Pampa Frutillas e às margens do vulcão Puyehue.
Alojamento: Em Aguas Calientes existem 29 cabanas que comportam de 2 a 10 pessoas. Possuem eletricidade, telefone, água quente, permissão para as piscinas termais, serviço hoteleiro (camareira, toalhas, roupão). Além disso, você encontrará uma pousada-restaurante com capacidade para 80 pessoas e serviço de comida a la carta. Um restaurante com especialidade em carnes na brasa e capacidade para 120 pessoas. Uma cafeteria com capacidade para 60 pessoas e um armazém de alimentos. Possui piscina termal coberta, piscina termal ao ar livre, salas de banheira individuais, fangoterapia, mel-terapia e massagens holísticas. Em Anticura há 5 cabanas do tipo A.
Outros Serviços:
- Posto de Gasolina: Há um posto de gasolina em "Entre Lagos" a 30 km.
- Telefone: Disponível em todas as cabanas.
- Primeiros Socorros: Em Aguas Calientes, há uma ambulância para emergências.
- Venda de Alimentos: No armazém de Aguas Calientes.
- Polícia: Na aduana de Pajaritos, dentro do Parque a 26 km de Aguas Calientes.
Recomendações
Siga as recomendações abaixo para ajudar a proteger a natureza e desfrutar de uma boa estadia no Parque Nacional Puyehue:
- Os períodos mais indicados para viajar são no inverno, entre os meses de junho e outubro e no verão, entre novembro e março.
- Faça sua reserva com antecedência, pois há muita procura.
- Ao fazer excursões, é preciso registrar sua saída com o guarda-florestal do setor.
- Os alpinistas que querem escalar os vulcões e montanhas do parque devem registrar seus antecedentes na administração da unidade no setor de Aguas Calientes.
- Leve roupa adequada para chuva e para os meses de verão. Para o restante do ano, recomenda-se levar roupa apropriada para chuva e neve, dependendo dos locais de sua visita.
- Não marque nem piche árvores e rochas.
- Evite alterar a tranquilidade do lugar com barulhos que possam incomodar aos demais.
Atrações Parque Nacional Puyehue
O que ver?:
O Parque Nacional Puyehue se destaca de todas as demais áreas protegidas do país pela grande diversidade de aves e mamíferos que possui, entre as aves são mais de 130 espécies.
Conheça as principais atrações:
Aguas Calientes:
- Trilha Corredeiras de Chanleufu
Antillanca:
- Lagoas de origem glacial: El Espejo e La Copa (no caminho a Antillanca)
- Lagos: El Encanto, Toro Chico e Toro (no caminho a Antillanca)
- Centro de esqui
- Cratera Raihuén
- Área vulcânica do Caulle
- Vale do Rio Gol-Gol
- Vulcão Puyehue
- Cachoeiras: Indio, Repucura, La Princesa, Los Novios e o Mirante del Puma.
O que fazer?:
- Pesca: é necessária uma autorização esportiva para poder pescar nos rios Gol-Gol, Chanleufú, Anticura, e nos lagos Toro, Paraíso e Puyehue.
- Esqui: é possível esquiar na região de Antillanca e nos setores nevados de Antillanca, Anticura e vulcão Puyehue.
- Montanhismo: você pode escalar os vulcões Puyehue, Casablanca e a montanha Pantojo, com autorização prévia e registro na Conaf.
- Outras atividades: natação (piscina termal), excursionismo, observação da vida silvestre, remo, montanhismo, educação ambiental.
Trilhas: O parque conta com diversas trilhas para excursão. Veja mais detalhes.
Setor Aguas Calientes:
- Trila de Excursão ao lago Bertín: Possui 11 km, que podem ser percorridos em 5h (ida e volta). A trilha começa em Aguas Calientes e vai até o lago Bertín, por um dos lados do rio Chanleufú. No final da trilha, existe um abrigo rústico com capacidade para 6 pessoas.
- Trilha de Excursão "Lago Paraíso": Esta trilha de 7 km conduz ao Lago Paraíso, um lago de montanha, rodeado por bosques sempre verdes. A trilha tem início no lago Toro e possui grande diversidade de fauna.
- Trilha Interpretativa "El Pionero": Tem 1.500 metros de extensão e termina no mirante que está na parte alta da montanha em frente a Agua Calientes. Dessa montanha, é possível observar uma parte do lago Puyehue e o rio Chanleufú, além de toda a área de desenvolvimento de Aguas Calientes.
- Trilha Interpretativa "El Recodo": Possui 380 metros e tem início ao lado da ponte sobre o rio Chanleufú. Ao caminhar, é possível ir margeando o rio até chegar à área de piquenique de Aguas Calientes.
- Trilha Interpretativa "Corredeiras de Chanleufú": Esta trilha possui 1.250 metros de extensão e o levará às corredeiras do rio Chanleufú. Para chegar a ela, é necessário atravessar a ponte que está ao lado da piscina ao ar livre e caminhar até o letreiro que indica seu início.
Setor Anticura:
- Trilha de Excursão ao Vulcão Puyehue: Sua extensão é de 16 km e pode ser feita de 2 a 3 dias. A trilha é de auto-orientação e o levará ao vulcão Puyehue, às Azufreras e às fontes termais. À beira do vulcão existe um abrigo rústico para 12 pessoas.
- Trilha de Excursão à Pampa de la Frutilla: Possui 20 km de extensão e o tempo do percurso é de 2 a 3 dias. Esta trilha segue por um caminho antigo desde a área do último Posto. Em Laguna Seca você encontrará um abrigo rústico que está em etapa final de construção.
- Trilha Recreativa "Los Derrumbes": Possui 580 metros e dura 45 minutos.
- Trilha Interpretativa Corredeiras de Chanlufú
- Trilha Recreativa "Salto de la Princesa": Tem 710 metros de extensão e pode ser percorrido em até 30 minutos.
- Trilha Educativa "Salto del Indio": Trilha de 950 metros percorridos em aproximadamente 40 minutos, ofrece aos visitantes aspectos interesantes do Bosque Sempre Verde.
- Trilha Educativa Repucura: Tem uma extensão de 1.100 metros e a duração do percurso é de 1h.
Patrimônio Natural Parque Nacional Puyehue
Geomorfologia:
O Parque apresenta um relevo bastante característico, resultado de intensas glaciações e da ação vulcânica. Estas foram as principais influencias na formação do maciço andino, e graças a elas existem os típicos vales glaciais como os rios Gol-Gol e Chanleufú e inúmeros lagos entre os cumes andinos.
Dentro do parque, as estruturas vulcânicas se organizam em duas cadeias. A primeira tem início com os Nevados de Payachatas, que são formados pelos vulcões Pomerape (6.252 metros) e Parinacota (6.342 metros), e pelos cones de Ajata. Já a segunda cadeia continua ao sul de Guacoloo, com os restos esqueléticos do vulcão Quisiquisine e da cadeia Quimsachata, formada pelo Humarata (5.730 metros), Acotango (6.050 metros), e pelo vulcão Guallatire, sempre ativo em fase de fumaça. A cadeia interior tem início nos Nevados de Putre, que são formados pela montanha Tarapacá (5.815 metros) e pelo Maciço Putre (5.500 metros). A atividade vulcânica se manifesta na área de Antillanca, na qual se destaca o vulcão Casablanca de 1.990 metros de altitude, várias crateras e os grupos vulcânicos do Fiucha e Sarnoso. Na direção norte se encontra o vulcão Puyehue de 2.236 metros e o cordão vulcânico do Caulle, que apresentou fluxos recentes de lavas, águas termais e geysers.
Hidrografia:
A maior parte dos sistemas hidrográficos presentes na área do Parque é de caráter endorréico. O principal curso é o do rio Lauca, cuja origem se dá no prado de Parinacota, extensa depressão sobre a qual escorre água com pouca inclinação. O lago Chungará, de 21,5 km2, forma um espelho de água a 4.517 metros de altitude, cujo afluente é o rio Chungará. Outro sistema como esse, composto por lagos, é formado pela lagoa Cotacotani, localizada a uns 4 km do lago Chungará. A principal bacia da região, a do Lago Puyehue, localiza-se fora do Parque. Neste sistema ganha destaque o rio Gol-Gol, que deságua no lago Constancia (1.290 metros) e seus afluentes Anticura e Pajaritos. Outros lagos importantes são o Gris (1.080 metros) e o Paraíso (990 metros).
Flora: Nesta região, predomina o bosque do tipo Úmido Sempre Verde, cuja origem provém das altas precipitações da zona. As espécies mais abundantes nas partes mais baixas do parque são o ulmo e o coigue comum. Alguns exemplares de coigues podem medir 45 metros de altura, mas esses bosques heterogêneos não possuem apenas coigues, também é possível encontrar olivillo e tineo. O solo do bosque é muito abundante em arbustos, helechos, musgos e líquenes, que contribuem para a grande riqueza floral. Nas altitudes mais elevadas, encontram-se bosques de coigue com tepa e pinheiros, o qual passa a ser a espécie predominante. Próximo aos cumes se desenvolvem bosques puros de coigues de magalhães com um solo bastante denso, e de lengua, cuja presença oferece um bonito espetáculo quando suas folhas assumem cores vermelhas, caracterizando a paisagem do outono. Você também pode encontrar comunidades pantanosas conhecidas como “maullines”. Estas são cobertas por grossas camadas de musgos e juncos, arbustos pequenos de ñirre e ciprés de las Guaitecas.
Fauna:
Os mamíferos mais comuns do parque são o puma, a raposa, o furão-pequeno, o ratão do banhado, o gato do mato grande, o gato-bravo, a vizcacha, o colocolo e o gambá.
Entre as aves, destacam-se o pato correntino, o pica-pau, a pomba chilena, o huet-huet, o condor, a corruíra e a curicaca.
Patrimônio Histórico Parque Nacional Puyehue
O lago Puyehue e o território adjacente foram descobertos pelos primeiros conquistadores espanhóis que chegaram ao Chile. Em 1553, Francisco de Villagra conseguiu ver, pela primeira vez, os lagos Puyehue e Rupanco. Havia pouca população indígena mapuche na região de Puyehue, mas mesmo assim houve certa relação e influência com os índios poyas e puelches que habitavam o setor oriental da Cordilheira dos Andes. Esta zona era formada por montanhas e bosques virgens.
Acredita-se que no vale do rio Gol-Gol estiveram presentes os garimpeiros de oro de Puyehue, pois no final do século passado foram encontradas grandes escavações que evidenciavam ter sido feitas por indígenas a serviço dos espanhóis. No setor de Anticura, encontra-se localizado o “Salto del Indio”, cachoeira cujo nome provém de uma lenda que conta que o índio que trabalhou nas minas, conseguiu se esconder dos espanhóis embaixo da cortina de água formada pela cachoeira, conquistando sua liberdade.
Em 1900, os primeiros colonos da área do Parque começaram a chegar, utilizando pequenos barcos a vapor para o transporte pelo lago Puyehue.
Em 1914 foi criada a Reserva Florestal Puyehue pelo Decreto Supremo N° 447. Após pertencer a particulares por muitos anos, em 8 de abril de 1941, criou-se o Parque Nacional Puyehue segundo o Decreto N° 374 do Ministério de Terras e Colonização. O objetivo era proteger essa área tão importante que se encontra no sul do território chileno. No começo, o parque possuía apenas 65 mil hectares que foram aumentando até chegar a área atual de 106.772 hectares.
Pra mais informacao ingrese no sitio webhttp://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-puyehue/
Recomendações
O clima é oceânico temperado chuvoso, com influência mediterrânea, precipitações abundantes e constantes até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 11°C.
É recomendável levar roupa adequada para as chuvas, porque o clima muda constantemente em qualquer época do ano.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.