A reserva Lago Jeinimeni se encontra a 57 km do sul da cidade de Chile Chico. Possui 161.100 hectares nos quais se encontra a maior biodiversidade da região. Sua fascinante paisagem permite encontrar quatro ecossistemas: bosques caducifolios, bosques sempre verde, estepe e altos cumes.
Em Jeinimeni há mais de 13 cumes nevados, 3 lagos, 300 lagoas, 18 rios, extensos vales primitivos com espécies endêmicas únicas no mundo e outras há pouco descobertas, sítios arqueológicos com pinturas rupestres (de aproximadamente 8 mil anos) como a "Cova de las Manos", localizada nas proximidades do rio Pedregoso; vales lunares e zonas de fósseis.
Dados Reserva Nacional Lago Jeinimeni
Localização: A administração do local se encontra nos setores de Chile Chico e Cochrane, na XI Região de Aysén. Está a poucos quilômetros do sul do Lago General Carrera.
Como chegar: O acesso à Reserva se encontra a 65 km do sul da cidade de Chile Chico. Para chegar é necessário pegar a rota Internacional desde Chile Chico e tomar o desvio no km 3 pelo caminho que leva até o aeródromo.
Quando ir: Todo o ano.
Atividades: O Lago Jeinimeni é um lugar único para praticar atividades de ecoturismo e esportes radicais, ideal também para a pesca com mosca em seus lagos, lagoas e rios. Localiza-se a 1h de Chile Chico e possui atividades ecoturísticas para todo o tipo de público, sem necessidade de reserva prévia. Seja acompanhado ou sozinho, por um ou mais dias é possível encontrar circuitos e pessoas capacitadas como guia em uma experiência inesquecível.
Serviços: A reserva conta com guarda-florestal, áreas de piquenique, áreas para acampar e muitas trilhas. Dentro da área para recreação, a CONAF proporcionou, próximo ao lago, locais cobertos para refeição com mesas, bancos, fogões e alguns brinquedos para as crianças.
Atrações Reserva Nacional Lago Jeinimeni
O que fazer?:
O Lago Jeinimeni é um lugar único para praticar atividades de ecoturismo e esportes radicais, ideal também para a pesca com mosca em seus lagos, lagoas e rios. Localiza-se a 1h de Chile Chico e possui atividades ecoturísticas para todo o tipo de público, sem necessidade de reserva prévia. Seja acompanhado ou sozinho, por um ou mais dias é possível encontrar circuitos e pessoas capacitadas como guia em uma experiência inesquecível.
O rio Jeinimeni rodeia um caminho entre formações rochosas e também um caminho que passa pela fronteira do Chile com a Argentina. Este pode ser um excelente lugar para a pesca, para o acampamento e observação da vida silvestre. Ao chegar ao km 32, há uma esteiro Cardenio e a uns 10 km se encontra a Lagoa Los Flamencos com uma grande colônia destas aves. No km 44 é necessário atravessar o rio Las Nieves. Depois dele dá pra ver os bosques e após alguns trechos, chega-se a uma ponte no desague da Lagoa Jeinimeni. Este gigantesco espelho calipso é a porta de entrada da reserva.
Ela conta com uma superfície de 451 hectares e ao contrário da maioria dos lagos e lagoas existentes na região de Aysén, está rodeada por uma praia arenosa que se confunde com a suave pradaria.
Das inúmeras geleiras existentes no interior da Reserva, a mais acessível é a "Ventisquero", cujo acesso se dá por uma trilha de 30 km saindo do posto da CONAF. Este trajeto pode ser feito a pé ou a cavalo.
Trilhas
Dentro da Reserva há trilhas muito bonitas e interessantes para fazer caminhada. Entre elas estão:
- Piedra Clavada: possui 6 km e o tempo do percurso é de aproximadamente 1 dia (ida e volta). Esta trilha leva ao sítio arqueológico "Cueva de las Manos"
- Trilha La Leona: com 20 km de extensão e um tempo de viagem de aproximadamente 2 dias, esta trilha conecta o Lago Jeinimeni com o Vale Chacabuco.
- Trilha estero ventisqueros: de 15 kilómetros de extensão, seu tempo de viagem é de 3 dias ida e volta. Esta trilha conduz aos cumes nevados que estão no interior da Unidade.
- Trilha Lago Verde: possui 5 km de comprimentos e seu tempo de viagem é de 3h (ida e volta).
Patrimônio Natural Reserva Nacional Lago Jeinimeni
Relevo: Dentro da reserva há um sistema montanhoso com ladeiras, cumes e inúmeros topos nevados que se caracterizam pela similaridade com a estepe da ptagônia. Há muitos cumes que ultrapassam 1.500 metros, como a montanha Jeinimeni de 2.600 metros.
Hidrografia: O rio Jeinimeni corresponde ao principal curso de água da Reserva que é o desague do Lago de mesmo nome. Outros cursos de água são o rio Guisoca, Verde e o Amarillo. Entre os lagos, também estão o Verde, a lagoa Guisoca, Ventisquero e Escondida.
Clima: A Reserva Nacional Lago Jeinimeni apresenta uma precipitação média anual de 1.000 mm, com variações que chegam a 600 mm anuais nos setores de maior altitude. A temperatura média anual é de aproximadamente 4º C. Jeinimeni possui um microclima na maior parte da reserva, com precipitações que não ultrapassam 350 mm anuais no setor mais próximo à cidade de Chile Chico e 600 mm anuais na maior parte do parque, já no setor sul as precipitações ultrapassam 2.500 mm anuais. O Jeinimeni é, sem dúvida, um paraíso da Patagônia que reúne todos os encantos e, ao mesmo tempo, é um território que permaneceu isolado do mundo. As visitas anuais não ultrapassam a cifra 300 de pessoas e normalmente são de cientríficos ou de ONGs que apóiam a CONAF, como a Raleigh International.
Por isso a reserva se mantém virgem, não contaminada e com muitas áreas por conhecer. É possível percorrer seus grandes bosques e encontrar árvores de lengas milenares, caminhar pelos vales primitivos entre colônias de huemules, subir montanhas suaves e chegar até alguns de seus grandes cumes, dos quais se destacam os montes Jeinimeni e Tronadores. Este último corresponde ao mais importante da reserva, com 2.848 m. Desde estes cumes é possível ter algumas das melhores vistas da Patagônia graças ao microclima do local, o que permite observar o Lago Chelenco (General Carrera) em sua magnitude e o Campo de Hielo Norte com seu grandioso Monte San Valentín.
Flora: A vegetação da reserva varia do oriente, onde há mais estepes, em direção ao setor ocidental mais úmido, onde há duas formações: a estepe Patagônica de Aysén, a qual possui espécies representativas como Coirón (Festuca pallescens), Cadillo (Acaena splendens), Neneo (Mulinum spinosum), Llareta (Azorella incisa), Leña de piedra (Azorella monatha), Orquídea de flor dourada (Chloraea alpina) e Pico de loro (Chloraea magellánica). No bosque Caducifolio de Aysén predomina a Lenga, nas partes baixas e vale está o Ñire, o Calafate e Chaura e nos setores úmidos se encontra o Coigüe comum.
Fauna: O grupo mais abundante dos animais que se encontra na reserva é o das aves como o condor, águia, falcão, hued-hued, pato Anteojillo, pica-pau preto, pica-pau, zorzal, tordo e a cachaña. Entre os mamíferos estão o huemul, guanaco, vizcacha austral, rato oliváceo, tatu, chingue patagônico, puma, gato de geofroy, rata de pié sedoso, entre os répteis pode-se encontrar o liolaemus zullyi e entre os anfíbios o sapito de cuatro ojos.
Recomendações
O clima é marítimo chuvoso (na zona costeiras e fiordes) e estepe frio (próximo à cordilheira). Chove durante todo o ano, até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 8°C.
É recomendável levar roupa adequada para a chuva.
Comprar todo o necessário nas cidades grandes. O resto dos locais têm abastecimento limitado e com valores bem maiores do que os comuns.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.