Com uma área de 300.000 Km2, o Salar do Atacama é considerado o maior depósito salino do Chile. A superfície branca e áspera desta salina pode enganar aos mais desatentos, ocultando um grande lago salobre. Outra característica do lugar é o ar extremamente seco, predominante nessa região, e que confere aos turistas uma visibilidade impressionante da paisagem ao mesmo tempo em que distorce a apreciação das distâncias.
Abaixo da salina existe um lago encoberto por uma grossa e áspera crosta de sal enegrecido pelo pó do deserto. Este lago adquiriu maior importância já que contém as maiores reservas de lítio do mundo, mineral muito explorado na região sul e que vem sendo usado por indústrias de alta tecnologia. Em alguns lugares, é possível encontrar uma abertura na crosta e nesse espaço se formaram pequenas lagoas que servem de habitat para aves aquáticas, principalmente para os flamingos, carquejas de bico manchado e gansos-andinos.
Próximo à salina, o visitante também poderá encontrar muitas outras atrações. Ao norte e oeste, por exemplo, está a Cordilheira de la Sal, uma cadeia de montanhas com forma de dinossauros por onde passa o caminho de Calama e San Pedro do Atacama que dá acesso à salina.
Lagoa Chaxa: Laguna Chaxa é parte da Reserva Nacional Los Flamencos e está localizada a 56 km. ao sul de San Pedro do Atacama. Na sua superfície podem-se ver crostas de sal a partir da evaporação das águas subterrâneas de cargas salina e mineral, e uma variedade de aves que incluem os flamingos. A Laguna Chaxa não é adequada para nadar, e os terrenos circundantes são cheios de pedras e escorregadios, por isso é aconselhável ir com sapatos com boa aderência ao solo, evitando quedas.
Seu show mais importante é, portanto, ao entardecer, quando é visto em seu esplendor os actuais três tipos de flamingos na lagoa: Parina Chica, Parina Grande ou Flamingo Andino,e Flamingo Chileno, que juntamente com outras espécies, como Brea, Cachiyuyo, ephedra Breana, Caiti, Gaivota Andina, chorlo de la puna, aguilucho, e playero de baird habitam a área protegida por CONAF. Há também répteis endêmicos e animais como a raposa vermelha, o rato tuco-tuco, e o rato oliváceo.
Lagoa Cejar: A Laguna Cejar é parte do Salar de Atacama da Reserva Nacional Los Flamencos. Suas águas são turquesa e contrasta com o branco do sal que flutua sobre ela. Ao contrário da Laguna Chaxa, na Laguna Cejar você pode nadar, e por efeito da condensação das águas salgadas, os corpos flutuam. Muitos têm descrito a Laguna Cejar como o "mar morto" do Chile.
A água é salgada e fria, por isso, é aconselhável trazer garrafas de água para remover o sal que é deixado no corpo e toalhas para secar-te e cobrir-te do frio. Também é importante usar sandálias e chinelos para caminhar, pois em seu ao redores está cheio de sais cristalinos que machucam o pé ao pisar. Assim como na Laguna Chaxa, você também poderá ver flamingos e pássaros.
Informação Básica do Salar do Atacama
Localização: Localiza-se na Região do Atacama, 316 km ao nordeste de Antofagasta. San Pedro do Atacama está aproximadamente 55 km ao norte.
Quando ir: Todo o ano.
Atrações: Flora e fauna, trilhas típicas, arqueologia, lagos e lagoas.
Como chegar: Você pode fazer o caminho Santiago - Antofagasta por transporte aéreo ou terrestre seja público ou particular. E de Antofagasta a Calama o trajeto pode ser feito por via terrestre também com transporte público ou particular através da Rota 5 Norte. Próximo à Carmen Alto, você deverá seguir pela Rota 25 até chegar a Calama. De Calama a San Pedro do Atacama o acesso se dá pela Rota 23. Saia de San Pedro pelo caminho que o levará a Toconao, o salar já estará bem perto.
Serviços: Não há serviços disponíveis.
Recomendações
Recomenda-se que os vôos cheguem em Calama durante a manhã para iniciar as atividades programadas sem afetar o itinerário.
O clima é desértico, o que significa que durante todo o ano há uma oscilação térmica muito grande entre o dia e a noite. A temperatura média anual é de 14°C e a mínima é de 3°C .
Muitas das excursões que são feitas incluem a visita a locais que estão no planalto chileno, acima de 3.500 m. Isso significa que as pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis. É importante tomar muita água e manter o corpo bem hidratado. Não fazer movimentos bruscos e deixar que o corpo se adapte à altura.
Em San Pedro de Atacama existem poucos caixas eletrônicos. Deve-se considerar que a demanda destes caixas é alta, por isso nem sempre dispõem de dinheiro. Leve algum dinheiro.
O comércio nas zonas rurais abre durante todo o dia, mas fecha entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável que você leve dinheiro em pesos chilenos, já que não há possibilidade de pagar com cartões em quiosques e áreas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.
Vêem a descobrir Salar do Atacama
Pacotes de viagens em Salar do Atacama
Venha descobrir Salar do Atacama através dos nossos melhores programas de viagens