O Parque Nacional Bosque Fray Jorge é Reserva Mundial da Biosfera por possuir um bosque valdiviano em uma zona desértica costera. Um fenômeno natural que não encontrará em outra parte do deserto de Atacama.

O Parque Nacional de Fray Jorge encanta seus visitantes com um fenômeno natural simplesmente extraordinário, um bosque no meio de uma zona desértica. Este fenômeno se dá pela condensação da neblina costeira, conhecida como Camanchaca, pois a pluviosidade da área não supera 113 mm anuais. É comum encontrar canela, olivillos, tepas e uma grande variedade de samambaias que sobrevivem a mais de 1.250 km de seu habitat normal, numa superfície de aproximadamente 400 hectares. Declarado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, o Bosque Fray Jorge corresponde a uma relíquia natural. É um bosque hidrófilo do período quaternário e representa uma mostra do que foi o Deserto do Atacama, o mais árido do mundo, no período glacial ocorrido há mais de 30.000 anos, quando os bosques úmidos se distribuíam até latitudes muito baixas.

Dados Parque Nacional Fray Jorge

Localização: O Parque se encontra na Região de Coquimbo a 150 km do sul de La Serena. Suas coordenadas são: 30º30' S e  71º35' W, cuja localização é o cordão da eCordilheira da Costa conhecido como Altos de Talinay. Faz limite ao oeste com o Oceano Pacífico e ao sul com o rio Limarí. Seus pontos mais altos são as montanhas Mozambique de 560 m, Centinela de 556 m e Punta del Viento de 667 m..