O museu de Colchagua encontra-se a 180 quilômetros ao sul de Santiago e se caracteriza por ser um dos melhores museus da zona central do Chile. Contém objetos e história desde o começo da vida, há 400 milhões de anos até nossos dias.

O Museu de Colchagua encontra-se em Santa Cruz e é considerado um dos museus mais interessantes da zona central do Chile. Foi inaugurado em 1995 e foi criado por Carlos Cardoen Cornejo, com o objetivo de estudar, conservar e difundir o patrimônio cultural do Chile.

No museu é possível encontrar uma ampla variedade de objetos que foram recoletados desde o começo da vida há 400 milhões de anos até século XX, que estão distribuídas em diferentes salas de acordo com a época.

O museu conta com fósseis, paleontologia, arqueologia chilena, artes pré-colombianas, história e objetos do Império Inca, artigos recoletados da época da conquista, colônia, independência do Chile, República. Aprende-se detalhadamente a história do Vale de Colchagua, e diversos objetos que foram sendo encontrados, como joias, têxteis e metalurgia, maquinaria vinícola e agrícola, ferrovias do Chile, entre outros.