Reserva Nacional Lagoa Torca Informação Básica
Localização: A reserva se encontra na Região do Maule, a 170 km do noroeste de Talca e a 108 km do leste de Curicó.
Como chegar: De Santiago a Curicó: o acesso se dá pela Rota 5 Sur. Quando estiver em Curicó pegue o caminho até Hualañé e ao passar por esta cidadezinha, entre à direita no desvio que leva à reserva (este caminho é de pedra).
Quando ir: Todo o ano.
Clima: O clima desta região corresponde à região bioclimática mediterrânea sub-úmida marítima. Sua pluviosidade anual é de 500 a 700 mm e a temperatura média máxima é de 10º a 21,5º C.
Serviços: Vias de acesso, posto policial, alojamento, comida.
Infraestrutura e Serviços na Reserva Nacional Lagoa Torca
Administração: A administração da reserva depende da seção DAPMA, na região do Maule. É dirigida por um adminstrador, com apoio de um guarda-florestal.
Instalações: Centro de Informação Ambiental.
Atrações na Reserva Nacional Lagoa Torca
O que ver?:
A reserva possui um reconhecido valor ambiental, uma vez que ela abarca uma grande quantidade e variedade de espécies de flora e fauna. Outro destaque é a casa da administração, construída no começo do século e a Lagoa Torca, cuja presença do cisne de pescoço preto a torna muito especial.
O que fazer?:
- Observação da vida silvestre
- Informação Meio ambiental: no Centro de Informação Ambiental.
- Excursionismo - Trekking
Patrimônio natural Reserva Nacional Lagoa Torca
A reserva Lagoa Torca representa um dos ambientes úmidos mais importantes da zona central do Chile, pois possui uma grande quantidade e diversidade de animais. Algumas espécies foram catalogadas em Perigo de Extinção:
Em perigo de extinção: cisne de pescoço preto, águia pescadora e o ratão do banhado.
Espécies raras: garça-moura e gaivota garuma.
Cabe destacar que este processo de estabilização das dunas permitiu o estabelecimento do bosque em grande parte da reserva.
Flora: A flora da reserva é composta por diversas espécies distrubuídas nos diferentes setores. Na flora de ribeira se destacam a totora e a taboa, enquanto que entre as espécies aquáticas e submergidas estão a lengua de gato, o pelo de marismas e a hierba del sapo. O setor do bosque de Llico é formado principalmente por uma grande variedade de espécies arbóreas exóticas, como o pinheiro radiata, o pinheiro marítimo, pinheiro silvestre, aromo del país (uma espécie de acácia), aromo asutraliano, eucalíptos etc.Entre as ervas se destacam o pasto barrón e garra de león, e entre as arbustivas estão o lupino e o retamo. O setor Ilha Cerrillos está recoberto por espécies do bosque esclerófilo como peumo, liltre, maqui, arrayán, quilaia, boldo e o popularmente chamado congonha-verdadeira.
Fauna: A fauna da reserva se constitui de peixes, aves e mamíferos. As aves representam o grupo mais visível da área, com mais de 90 espécies como cisne do pescoço preto, águia pescadora, corvo do pântano, cisne capororoca, mergulhão-grande, pimpollo, biguá, savacu, sacoí-amarelo, marreca pardinha, garça-moura, marreca de cabeça preta, gaivota garuma, siete colores, tagua, saracura do banhado, tordo, loica, quero-quero e pomba de bando. Entre os mamíferos se destacam o ratão do banhado, a raposa culpeo, o furão-pequeno e entre as espécies introduzidas estão a lebre e o coelho.
Solos: A maioria dos solos da região estão classificados na série Constitución e uma parte menor na série Tilcura. Segundo sua capacidade e uso, pode ser classificado como classe IV, VII e VIII a mais encontrada na maior parte da reserva. A origem desses solos vem das rochas metamórficas ou como um complexo delas, com topografia ondulada e com drenagem externa rápida. A erosão é forte e laminar na série Constitución e moderada na Tilicura.
Hidrografia: A reserva está localizada em um sistema de lagos composto pela Lagoa Torca, lago Vichuquén e pela lagoa Agua Dulce (esta última sem desague superficial).
Para mais informação sobre preços ingrese no seguinte link: http://www.conaf.cl/parques/reserva-nacional-laguna-torca/
Recomendações
O clima é mediterrâneo, quente no verão e frio no inverno. A temperatura média anual é de 13°C. A zona central do Chile é considerada a mais quente do país. No verão as temperaturas superam os 30°C.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.