Guia rápido para fazer trekking em Santiago. Nós dizemos quais são as melhores trilhas para percorrer os morros que cercam a nossa capital.

Uma das maiores atrações da capital do Chile, é que está cercada por morros. Estas montanhas, que aparecem magníficas cobertas de neve no inverno, fazem das caminhadas em Santiago, um dos esportes mais realizados pelos moradores da capital.

A seguir lhe diremos quais são as trilhas imperdíveis que você tem que fazer se você estiver em Santiago:

  • 1 Manquehue

É uma dos morros mais emblemáticos da capital, de onde você olha, você o reconhecerá. É o favorito dos santiaguinos para subir em um domingo de manhã e oferece uma vista espectacular da cidade e da Cordilheira dos Andes.

Dificuldade: Média

Duração: 4 horas (ida e volta)

Como chegar: Você entra pela Via Roja, de onde começa um caminho em ziguezague até o início da subida do morro.

  • 2 Alto del Naranjo

Para o lado de Farellones. se encontra este morro de 1,866 metros de altura e 4 km de comprimento, um imperdívelpara os fanáticos de caminhadas em Santiago.

Dificuldade: Média

Duração: 4 horas (ida e volta)

Como chegar: A trilha começa no Parque Puente Ñilhue, a caminho de Farellones. Essa trilha te leva a outros morros, por isso é importante levar em conta o marco específico dessa caminhada. O caminho do Alto del Naranjo é marcado com verde, o caminho para Vallecito com amarelo e aquele que chega à província de azul.

  • 3 salto Apoquindo

Esta rota é uma das favoritas dos fanáticos do trekking em  Santiago. Ao contrário de outras caminhadas populares, não tem muita inclinação, pois entra no vale do Apoquindo para terminar em uma cachoeira de 30 m, onde você pode até dar um mergulho se você for corajoso o suficiente.

Duração: 8 horas (ida e volta)

Dificuldade: Média

Como chegar: Você pode entrar no Parque Águas de Ramón ou em San Carlos de Apoquindo.

  • 4 O Carvalho

A vista da cordilheira do cume é inestimável, bem como a possibilidade de ver as águias de perto. O período ideal para visitá-lo é no outono, quando suas florestas de carvalho são tingidas de vermelho.

Duração: 6 horas

Dificuldade: Fácil

Como chegar: Do portão, você pode caminhar pela estrada de veículos até a floresta de carvalhos. De lá, o caminho é em ziguezague até o topo. A entrada é aberta somente nos fins de semana e feriados. Para entrar durante a semana, há um pedido de autorização especial para a Asociación de Comuneros Capilla de Caelu.

  • 5 Pochoco

Outro dos clássicos de Santiago. Este morro é caracterizado por seu declive íngreme, mas definitivamente vale a pena. Do cume, as vistas da cidade e do morro de El Plomo são espetaculares.

Duração: 4 horas (ida e volta)

Dificuldade: Média

Como chegar: Da praça San Enrique, pegue a rua Pastor Fernández e entre na estrada El Alto até chegar aos estacionamentos do observatório do morro Pochoco.

  • 6 o sino

Na região de Valparaíso e a duas horas de Santiago, se encontra este clássico morro de quillayes e peumos. No último trecho você tem que passar por cima de pedras, o que dificulta um pouco a subida.

Duração: 7 horas (ida e volta)

Dificuldade: Média

Como chegar: De Olmué, pegue a rota que sai em direção ao leste para chegar ao setor de granizo onde a caminhada começa.

  • 7 Parque Andino Juncal - Caminho para La Vega de Canchitas

A três horas de Santiago, você vai encontrar o Parque Andino Juncal, uma reserva ecológica privada não muito conhecida, mas vale a pena visitar. A trilha começa entrando em um vale, depois passa por uma zona úmida e culmina com a visão de uma geleira. A caminhada é dividida em dois trechos, o primeiro chega ao rio e é adequado para iniciantes, o segundo inclui três córregos e é para caminhantes experientes.

Duração: Primeira etapa 3 horas (ida e volta) Segunda etapa (8 horas)

Dificuldade: médio-alto

Como chegar: a partir da estrada internacional que leva a Mendoza, vire à direita em uma estrada de cascalho, a mesma estrada que uma vez correu a ferrovia Trasandino para Mendoza. Você chegará a Los Hornitos, onde há dois antigos refúgios, em um dos quais o guarda florestal do Parque Andino Juncal vive.

  • 8 Glaciar Colgante Del Morado

Localizado no Cajón del Maipo se encontra o Glaciar Colgante Del  Morado, uma trilha conhecida pela capital que termina com vista para uma impressionante geleira e suas montanhas circundantes.

Duração: 3 horas (ida e volta)

Dificuldade: Média

Como chegar: A trilha começa 1,5 km mais acima no setor de rochas conhecido como "Choriboulder".

  • 9 Rio Los Cipreses

A Reserva Nacional do Rio Los Cipreses possui uma trilha de 33 km que dura 3 dias, mas muitos optam por caminhar apenas 12 km até o setor de Los Maitenes. Esta trilha passa por riachos e sítios de camping, além de ter alguns pequenos desvios que o levam a um setor onde crescem orquídeas e outro a um mirante onde pode ver Tricahues à beira do rio.

Duração: Depende de quanto você escolhe andar

Dificuldade: Fácil

Como chegar: Pegue a estrada del Cobre de Rancagua para Coya e de lá pegue a Reserva Nacional Río de los Cipreses.

  • 10 Las palmas de Ocoa

O Parque Nacional La Campana é dividido em três partes e uma das mais marcantes é a de Ocoa. Aqui você pode fazer as trilhas La Cascada e Al Amasijo-Portezuelo Ocoa. Esta área se destaca pela beleza dada pela abundância de palmeira chilena.

Duração: 5 horas (ida e volta)

Dificuldade: Baixa

Como chegar: É acessado através do setor de Hijuelas.

Você já fez algum desses trekkings?

Viva a experiência

  • O melhor de Santiago - Perfeito

    O melhor de Santiago - Perfeito4 Dias

    Pacote de 4 días para conhecer o melhor do centro de Santiago e seus arredores. Visitará os bairros históricos da capital e viajaremos…

    • A Pedido
    • A Pedido
  • O melhor de Santiago - Full

    O melhor de Santiago - Full5 Dias

    Neste pacote turístico conhecerá o melhor de Santiago e percorrerá seus arredores. Viajaremos à costa do pacífico para conhecer Valparaíso,…

    • A Pedido
    • A Pedido
  • O melhor de Santiago - Express

    O melhor de Santiago - Express3 Dias

    Pacote turístico express para conhecer o melhor de Santiago e seus arredores em 3 dias. Vai fazer um city tour pelo centro da capital…

    • A Pedido
    • A Pedido
  • Trekking Vulcão San José

    Trekking Vulcão San José9 Horas

    Trekking ao vulcão San José, localizado na Cordilheira dos Andes no Cajón del Maipo, a poucos quilômetros do centro de Santiago.

    • A Pedido
    • A Pedido
  • Excursão Geleira El Morado

    Excursão Geleira El Morado12 Horas

    Venha conhecer as paisagens da Cordilheira dos Andes em um trekking até o Monumento Natural El Morado localizado no Cajón del Maipo,…

    • A Pedido
    • A Pedido