O surf é um esporte cuja principal característica é deslizar sobre as ondas em uma prancha. Para praticá-lo é muito importante ter certo conhecimento sobre o mar, aprender a ler sua superfície, ondas, correntes e prever movimentos que te podem levar a uma onda.
Pacotes destacados
Aquí está uma lista dos melhores passeios que incluem Surf em suas atividades. Para a lista completa e detalhada, veja nossa lista de passeios de Surf.
Surfe em praia Cavancha3 Horas
Se você gosta de surfe e quer aprender mais sobre este esporte, esta excursão é para você. Ensinaremos como manejar a prancha pelas…
- A Pedido
O surf é um esporte cuja principal característica é deslizar sobre as ondas em uma prancha. Para praticá-lo é muito importante ter certo conhecimento sobre o mar, aprender a ler sua superfície, ondas, correntes e prever movimentos que te podem levar a uma onda.
História do surf
O surf nasceu com os marinheiros polinésios que para chegar até a costa precisavam realizar manobras por meio do surf, contudo o que ainda não se sabe é se suas habilidades foram as responsáveis para o desenvolvimento deste esporte.
Em 1777 e 1778, o capitão James Cook e sua tripulação foram os primeiros a mencionar a existência de "surfistas" com grandes tábuas e canoas no Taiti e em Oahu. Sua prática se restringia ao lazer e não como forma de competição.
Em 1821, considerado imoral, o surf foi proibido por missionários europeus, voltando a ser praticado em 1920 quando o Duke Kahanamoku, um famoso nadador havaiano, que já tinha iniciado o surf na Austrália, fundou o primeiro clube de surf em Waikiki. Na época de sua morte, 1968, o esporte já era mundialmente popular e anualmente organizado em competições internacionais.
O ano de 1960 foi muito importante do ponto de vista organizacional, já que se criou o Comitê Internacional de Surf, com sede em Palm Beach, Flórida. Entidade integrada pela Federação Amateur Internacional de Surf, pela Federação Profissional Internacional de Surf e pela Fundação Internacional de Surf. Os primeiros campeonatos mundiais foram realizados na década de 60 nos Estados Unidos, Peru, Hawaii, África do Sul, e Austrália.
O surf no Chile
Mesmo com águas muito frias, o Chile é um excelente destino para praticar surf. Desde a região Norte até a Central, as praias são muito boas para esta atividade. À exceção do inverno, devido às temperaturas muito baixas, é possível surfar durante todo o ano.
Na região Região Norte , as ondas são pequenas e muito fortes, e entre Arica e Iquique se formam os "tubos". A temperatura da água varia entre 15° e 20° C. Devido às difíceis condições que o Deserto do Atacama oferece a essa região, há muitas praias inexploradas.
A Região Central se caracteriza pelas águas mais frias, costas ásperas e ondas de maior tamanho. Já na Ilha de Pascua o surf não ganhou tanta popularidade, e isso é resultado das ondas que quebram sobre a praia e o coral, tornando a atividade perigosa e apta apenas para os mais experientes.
Região do Atacama e Planalto
- Arica: XV Região.
- Iquique: I Região.
- Antofagasta: II Região.
- La Serena: IV Região.
- Pichidangui: IV Região.
Região Central
- Reñaca: V Região.
- Pichilemu: VI Região. Praias La Puntilla, El Infiernillo e Punta Lobos.
- Ilha de Pascua
Região Araucanía e Los Lagos
- Lebu: VIII Região. Setor Boca-Lebu, a 2 km da cidade.
Recomendações
Abaixo você encontrará nossas recomendações para praticar o surf no Chile de forma segura e divertida.
- É fundamental saber nadar e ter recebido instruções de um instrutor.
- Use Leashs (cordinha que prende a prancha ao surfista)
- Para iniciantes, recomenda-se começar pelas águas sem ondas, assim você poderá aprender as técnicas básicas de controle da prancha: remada, curso, giros, sentadas, entre outras.
- Escolha um local onde as ondas se formem e quebrem periodicamente.
- Tenha o cuidado de escolher uma praia sem rochas no fundo.
- Evite pegar uma onda sem estar preparado.
- Prepare-se fisicamente, pois este esporte exige muito estado físico, além de destrezas que se aprendem na prática
Equipamento
Veja os equipamentos necessários para o surf:
- Prancha: Para poder flutuar e remar com facilidade, você deve escolher uma prancha que tenha 6 ou 8 pés. A escolha correta é fundamental para conseguir bons resultados no surf, por isso, o ideal é começar alugando até ter certeza de qual pretende comprar.
- Roupa para água: a roupa deve ser escolhida de acordo com as características do lugar onde você irá surfar. Para as condições do mar no Chile, recomenda-se que a grossura seja de no mínimo 4/3 mm.
Dados Go
Associações
Lojas
Los Morros Surf Shop
Luis Pasteur 5321, Vitacura.
Fone: (56-2) 880 44 75
Surfers Paradise
Apoquindo 4900, Local 96-98, Edificio Omnium, Las Condes
Fone: (65-29) 207 65 97
E-mail: [email protected]
Livros
Surf Science: An Introduction to Waves for Surfing
Autor: Toby Butt
Ano: 2004
The Encyclopedia of Surfing
Autor: Matt Warshaw
Ano: 2005
Webs
- http://www.surfchile.cl/
- http://www.chilesurf.cl/
- Glass: Pichilemu Surf Online Magazine
- http://www.surferchile.cl/
- http://www.kiteboarding.cl/
Destinos
Estes são os locais onde é possível Surf.
Algarrobo
Algarrobo é uma cidade costeira na região de Valparaíso e é considerada a capital Náutica do Chile. No verão é uma das praias favoritas…
Arica
Vêem a visitar a cidade de Arica, no extremo norte de Chile. Conhece o Morro de Arica, a Igreja San Marcos e desfruta de suas praias…
Parque Nacional Rapa Nui
Parque Nacional de Rapa Nui é património mundial, chavões com Conaf, desde o ano de 2016 e a Comunidade Ma'u Henua. Isto tem mais de…
Pichilemu
Conhecido como "Bosque pequeno" na língua mapuche, o balneário de Pichilemu é famoso internacionalmente pelos surfistas. Não é apenas…