Torres del Paine é uma das áreas turísticas mais importantes do país. Muitos visitam este Parque Nacional para caminhadas, outros em vez disso, chegam para observar a fauna do Chile que vive na oitava maravilha do mundo. Se você quiser saber onde encontrar uma raposa culpeo, um huemul ou um puma no parque, nós o convidamos a ler este guia.

Este ​Parque Nacional é uma das áreas turísticas que mais atrai viajantes para o nosso país. Alguns querem ver com seus próprios olhos um dos mais imponentes monumentos naturais chilenos, como são as Torres desta chamada oitava maravilha do mundo. E embora o Lago Pehoe e outras paisagens de Torres del Paine sejam o alvo de muitos, há também aqueles que vão ao parque para aprender mais sobre a flora e a fauna silvestre do Chile.

120 tipos de aves, 250 tipos de plantas e 25 mamíferos, constituem uma flora e fauna únicas no mundo, que inclui espécies nativas e em perigo de extinção. Estes são alguns dos mais procurados por observadores e fotógrafos da natureza.

Puma ou leão da montanha (Puma concolor)

Este elegante felino, é um dos maiores mamíferos da América, e embora evite seres humanos, é um animal territorial, por isso pode ser perigoso. Torres del Paine é um dos melhores lugares do país para encontrá-lo, especialmente no triângulo formado pelas entradas de Laguna Amarga, Lago Sarmiento e Lago Pehoé.

Se você ver um de perto e sentir que está em perigo, é recomendado recuar lentamente, mostrar-se mais alto e intimidador e nunca se inclinar ou dar as costas para eles.

Huemul (Hippocamelus bisulcus)

Declarado Monumento Natural do Chile e da Argentina, este cervo em perigo de extinção, vive em áreas cordilheiranas de ambos os países, evitando o contato com os seres humanos e seus assentamentos. É muito difícil de ver, porque apesar de andar em pequenos grupos, sua cor marrom faz com que se misture muito bem com a vegetação da região, mas você pode experimentar perto do setor oeste do parque.

Raposa-cinzenta ou Chilla (Canis griseus)

Esta espécie de raposa, com 50 cm de comprimento e 5 kg de peso em média, tem uma cor cinza com manchas amarelas. Ela habita todo o Chile, incluindo a Patagônia chilena, assim como a Argentina e o Uruguai. No parque você pode ver nos setores de Laguna Azul, Sarmiento e Lago Nordenskjöld.

Raposa Culpeo (Canis culpaeus)

A cor avermelhada de sua cabeça e pernas lhe deu o nome de raposa vermelha. Este carnívoro caminha pelas áreas de Grey, acampando Pehoé e perto da administração do parque.

Guanaco (Lama guanicoe)

Este camelídeo com pelagem avermelhada e manchas brancas, é um dos mamíferos que se deixa ser visto mais dentro do parque, embora suas áreas favoritas sejam Laguna Amarga, Lago Azul e Lago Sarmiento.

Chingue (Conepactus chinga)

Este é o famoso gambá, aquele animal que emana um forte cheiro como mecanismo de defesa. Solitário e de alimentação onívora, mede aproximadamente 70 cm de comprimento e pode ser visto nos setores de Laguna Amarga, Sarmiento e Azul.

Condor (Vultur gryphus)

Acompanha o huemul no Escudo Nacional do Chile e, embora seja uma das aves mais importantes do Chile, também representa a Cordilheira dos Andes na Bolívia, Argentina e Peru. Pode ultrapassar os 3 metros de largura com as asas abertas e voar a 7.000 metros de altura, e para o ver de perto recomenda-se um .bom mirante.

Ema (Rhea americana)

Muito semelhante ao avestruz africano, a ema é uma das aves mais impressionantes que podem ser vistas no parque. É um dos animais terrestres mais velozes do mundo, chegando a 80 km por hora em linha reta. Move-se em grupos pelos pampas do parque, onde podem ser observados de preferência, de longe.

 

Qual desses animais chama mais sua atenção?

Viva a experiência