Está pensando em uma alternativa diferente em San Pedro de Atacama? Te contaremos aqui a última novidade do destino, a Reserva Nacional Alto Loa, quando visitá-la e quais atrativos encontrará.
“Bofedales” (zonas úmidas no deserto), cores, vulcões nevados, centros arqueológicos e muito mais! A Reserva Nacional Alto Loa é a primeira reserva criada com identidade indígena. Agrupa as comunidades lican antay (atacameña) e quechuas que estão se esforçando para oferecer o melhor serviço turístico, ressaltando a natureza e sua cultura tradicional.
Encontra-se a 250 quilômetros aproximadamente ao norte de San Pedro de Atacama aos pés de vulcões e altos picos nevados que estão siendo habilitadas para o trekking e montanhismo (as vistas são impressionantes!). O caminho inclui bofedales com milhões de cores que são refúgios de animais que hoje se encontram em perigo de extinção. A melhor notícia é que há pouca gente. É um destino que recentemente está se abrindo ao turismo e os locais não estão acostumados com as fotos.
Dentro da Reserva Nacional Alto Loa é possível encontrar salares e lagoas que recebem flamingos, taguas e patos silvestres que chegam para se alimentar. A verdadeira importância da reserva provém do rio Loa que gera uma verdadeira via biológica para a sustentabilidade dos sistemas ecológicos andinos. Uma verdadeira riqueza natural que nasce da terra…
O turismo está a cargo da comunidade quechua de Ollagüe (guias locais e guardas florestais) e se desenvolverá infraestrutura recreativa, lugares de piquenique, camping e trilhas.