As Termas de Puritama são águas quentes e refrescantes localizados a poucos quilômetros de San Pedro de Atacama no planalto andino.

As Termas de Puritama ou Banhos de Puritama, que significa "água quente" na língua indígena, encontram-se em pleno deserto, aproximadamente 30 km ao norte de San Pedro do Atacama, a 3.475 metros acima do nível do mar. Sua administração se deve ao Conselho de Vilarejos Atacamenhos, responsável pela manutenção das instalações do lugar que são modernas e cômodas, adequadas para o descanso do visitante que deseja aproveitar a natureza e a imponente paisagem desértica.

Suas águas são mornas, refrescantes e revitalizantes. Fluem desde os lençóis freáticos a uma temperatura próxima dos 33°C. As águas de Termas de Puritama são recomendadas para aliviar as doenças reumáticas e para combater o cansaço, já que possuem características sulfúricas.

A região que rodeia os Banhos de Puritama é conhecida mundialmente por suas jazidas arqueológicas, especialmente a localidade de San Pedro do Atacama, declarada "zona típica" em 1980. É possível caminhar, nas localidades mais próximas, por lugares misteriosos como o Valle de la Luna, por paisagens originais como os do salitral do Atacama, vilas famosas por seu artesanato, como Toconao, e outros lugares como a Reserva Los Flamencos e os Geysers del Tatio.