O natural monumento Cerro Ñielol é um ponto de vista que está localizado na cidade de Temuco, isto permite ver toda a cidade juntamente com contemplando a sua beleza natural, a flora e a fauna.
Possui uma superfície com 89,5 hectares administrados pela CONAF. Em seu centro de informações você pode receber dados sobre as áreas protegidas da região. Além disso, possui quatro trilhas, brinquedos para crianças e restaurantes. No lugar denominado La Patagua se comemora a celebração do parlamento entre mapuches e o exército do Chile em 1881, onde os indígenas cederam os terrenos para edificar a cidade e prometeram viver em paz. Aqui há um centro cerimonial e de pedidos mapuche.
Localização: Região de La Araucanía, na cidade de Temuco.
Quando ir: Todo o ano.
Outras atrações: Temuco.
Clima: A temperatura média anual é de 12°C com uma média de umidade relativa de 80% e precipitação média anual de 1.324 mm.
Serviços: Vias de acesso, alojamento, restaurante, posto de guarda-florestal.
Patrimônio Natural Monumento Natural Cerro Ñielol
Flora: De acordo com a classificação de Guajardo, em 1996, o Monumento Natural, Cerro Ñielol, encontra-se na região dos Bosques Caducifolios e dentro desta, na sub-região dos Bosques Caducifolios do Llano. Dentro da sub-região indicada, o Monumento tem a Formação Vegetal Bosque Caducifolio do Llano.
Hidrografia: No Monumento existe apenas uma pequena ladeira, que nasce na parte alta, a qual aumenta seu caudal durante o período invernal. A unidade está incluída na bacia do rio Imperial.
Geomorfologia: O Monumento se localiza no setor mais ao sul do Cordão Ñielol-Huimpil, correspondendo a uma formação vulcanica intrusiva, que praticamente entra na depressão intermediária da IX Região.
Patrimônio histórico
Como consequência de um processo migratório, os mapuches ocuparam primitivamente o centro-sul do Chile e sua permanência na IX Região, data de 1.300 anos. Nos arredores da unidade, principalmente na cidade de Temuco, foram encontrados inúmeros achados arqueológicos tais como cerâmica, urnas funerárias etc, os quais demonstram que o vale que hoje ocupa Temuco, foi a tempos atrás, colonizado por populações indígenas.
A unidade constitui um ponto de grande importância histórica e cultura, tanto para Temuco quanto para o restante do país, já que em seu interior se localiza “La Patagonia del Armisticio”, uma árvores simbólica que lembra a realização de um Parlamento entre chilenos e mapuches para chegar à paz e à integração desta etnia na República do Chile. Com a fundação de Temuco, que surgiu como um forte militar, e com a realização do Parlamento foram dados importantes passos para a Conquista e Pacificação da Araucania.
Gastronomía
Esta área tem uma identidade gastronômica, marcada principalmente pela cozinha Mapuche e o complemento da cozinha espanhola. Esta terra é caracterizada como um local de cultivo, onde existem focos diferentes de frutas, legumes, vegetais e temperos que são fundamentais para o condimento do alimento como o Merquén.
Carnes e peixes também são alimentos importantes, que são geralmente temperado com especiarias da cozinha Mapuche. Dentro os pratos típicos são o Charquicán, empanadas com pebre, cordeiro assado, brasas de tortilhas, entre outros. Você não pode visitar esta área sem comer castanhas ou pinhões
Uma das bedidas tradicionas do lugar sao a chicha de maca e vinho. Sobremesas geralmente têm amoras ou framboesas ou nozes e castanhas também.
O clima é oceânico temperado chuvoso, com influência mediterrânea, precipitações abundantes e constantes até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 11°C.
É recomendável levar roupa adequada para as chuvas, porque o clima muda constantemente em qualquer época do ano.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.