O Salto del Laja é uma espetacular queda d´água em um profundo cânon rochoso que foi perfurado pelas águas. Dizem que quando os mapuches eram os donos dessas terras, o lugar servia para a realização de cultos, nos quais os mais velhos se reuniam para pensar e mascar pinhão (fruto da araucária), enquanto que os mais jovens se transformavam em "homens" caso conseguissem passar caminhando de um lado ao outro do maior abismo.
Durante a colonização espanhola, este lugar foi centro de disputas e limite natural da região. O acesso às quedas d´água pode ser feito caminhando por uma trilha que serve de passarela, possibilitando aos visitantes se molharem com suas águas.
Localização: Localiza-se na Região de Bío-Bío, 152 km ao leste de Concepción e 25 km ao sul de Los Ángeles.
Quando ir: Todo o ano.
Gastronomia
Esta área tem uma identidade gastronômica, marcada principalmente pela cozinha Mapuche e o complemento da cozinha espanhola. Esta terra é caracterizada como um local de cultivo, onde existem focos diferentes de frutas, legumes, vegetais e temperos que são fundamentais para o condimento do alimento como o Merquén.
Carnes e peixes também são alimentos importantes, que são geralmente temperado com especiarias da cozinha Mapuche. Dentro os pratos típicos são o Charquicán, empanadas com pebre, cordeiro assado, brasas de tortilhas, entre outros. Você não pode visitar esta área sem comer castanhas ou pinhões
Uma das bedidas tradicionas do lugar sao a chicha de maca e vinho. Sobremesas geralmente têm amoras ou framboesas ou nozes e castanhas também.
Tour: Desde Los Ángeles/Concepción até o Salto de Laja.
Recomendações
O clima é mediterrâneo, quente no verão e frio no inverno. A temperatura média anual é de 13°C. A zona central do Chile é considerada a mais quente do país. No verão as temperaturas superam os 30°C.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.