A reserva nacional Malalcahuello combina suas paisagens com a natureza das florestas e restos de atividade vulcânica, onde sua principal atração é o vulcão Lonquimay, juntamente com a cratera de Natal.Dentro da grande variedade de flora que existe neste lugar, o mais característico são as araucárias antigas e grandes.

A Reserva Nacional Malalcahuello se encontra ao norte da região da Araucania, tendo como marco o imponente vulcão Lonquimay. Criada em 1931 a reserva tem uma superfície de 12.780 hectares que ganham destaque por sua grande diversidade de flora, cujas particularidades podem ser observadas a medida que descem suas ladeiras vulcânicas, onde o bosque nativo se apresenta de diferentes formas e cores. Entre todas as espécies a mais importante é a araucaria a qual se encontra acompanhada por robles, raulíes e coigues, ainda que estes últimos se encontram em menor altitude que a araucária.

Riachos, esteiros, rios e lagoas formam uma grande diversidade de ambientes onde o visitante poderá aproveitar, durante o ano inteiro, as diferentes atividades como trekking, esqui, montanhismo, pesca esportiva, cavalgada etc.