O Lago Ranco, tem 13 ilhas e quase todos eles são povoados por casas de veraneio, é o local ideal para desfrutar da água, a pesca e uma série atividades ao ar livre.
O Lago Ranco, cujo nome em mapudungún significa "rio das apostas", possui uma superfície de 41.000 hectares, tem inumeráveis ilhas e quase toda a sua costa está ocupada com casas de verão. Diferente de muitos outros da região, o Lago Ranco é rodeado por um caminho, possibilitando ao visitante percorrê-lo por completo.
A infraestrutura turística é de alto nível e uma das suas principais atrações é a pesca esportiva. No meio do lago se encontra a Ilha Huapi, uma reserva mapuche que confere ao local uma forte influência indígena.
Gastronomia
Nesta área do país é conhecida por sua boa comida, tem uma grande variedade de comida tradicional devido a influência de mapuche, mas também a influência alemã que chegou ao país.
Dentro dos pratos típicos é o curanto, uma sopa feita com carne, marisco de salsichas e batatas, chapaleles, que são uma mistura de farinha e batatas cozida no caldo do curanto, milcao, que também é feita de batatas, uma vez que é um dos alimentos mais importantes na área junto com a carne e frutos do mar.
Por outro lado, a influência alemã permitiu esta área a ser caracterizado por seus bolos e tortas de bagas e frutos que crescem no local tais como framboesas, mirtilos ou Murta.
O clima é oceânico temperado chuvoso, com influência mediterrânea, precipitações abundantes e constantes até mesmo no verão. A temperatura média anual é de 11°C.
É recomendável levar roupa adequada para as chuvas, porque o clima muda constantemente em qualquer época do ano.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.