O santuário da natureza Carlos Anwandter situa-se nos pântanos do Rio Cruces formada após o terremoto de 1960, é uma reserva de água que protege mais de 4.900 hectares.

O Santuário da Natureza Carlos Anwandter, localizado próximo ao rio Cruces, é uma reserva aquática que possui aproximadamente 4.877 hectares, correspondendo à parte final do rio Cruces, na cidade de Valdivia.

A construção do santuário se deve ao terremoto e consequente maremoto de 1960. Com o desabamento da terra houve uma grande inundação nos terrenos agrícolas que estavam à margem dos rios Cruces e Chorocamallo, dando origem a uma densa flora aquática, rodeada por bosques onde habita uma infinidade de aves nativas e exóticas. Entre elas estão os cisnes de pescoço preto, garças africanas, garça-moura, andorinhas, caraúna de cara branca e carqueja de bico manchado, além de mamíferos como o ratão-do-banhado e a lontra.

No ano de 1981 passou a fazer parte da categoria de santuário da natureza e entrou para a lista da Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional (Convenção de Ramsar), que protege as zonas úmidas, especialmente as que servem de habitat para aves aquáticas. Converteu-se assim na primeira região protegida do Chile .