A Laguna del Laja National Park está localizado no sopé dos Andes e tem três atrações principais, que são o vulcão Antuco, Rio Laja e lagoa de la Laja. Existem diferentes caminhos que o levam a diferentes pontos de vista que lhe permite apreciar a beleza do lugar.
Com uma área de 11.600 hectares, o Parque foi criado em 1958 e se localiza na cidade de Biobío, dentro do Corredor Biológico Nevados de Chillán – Lago Laja, e atualmente está indicado para ser declarado Reserva da Biosfera. Suas águas são verdes- esmeralda e suas bordas são irregulares e constituídas de resíduos vulcânicos. O vulcão Antuco faz parte dessa paisagem de grande beleza e riqueza vegetal, onde o cipreste de cordilheira e as milenares araucárias dominam a paisagem. Além disso, existem os cumes nevados conhecidos como ventisqueros e também as quedas d´água que proporcionam uma vista espetacular.
Localização: O Parque se localiza na pré-cordilheira andina, a 93 km do leste de Los Ángeles, na cidade de Biobío, uma das regiões de Antuco.
Quando ir: Todo o ano.
Clima: As temperaturas médias mensais são inferiores a 10°C entre abril e novembro e pouco superiores a 10°C nos demais meses do ano. Em julho, porém, a temperatura média é de – 0,3°C. As precipitações caem em forma de neve, entre os meses de junho e setembro e de água no restante do ano, com uma concentração máxima de 55% entre maio e agosto e apenas 9% entre janeiro e fevereiro. A precipitação normal chega a 2.170 mm.
Infraestrutura
Posto de guardas-florestais:
- Casa de controle Los Pangues: Está localizada a 100m da entrada do parque. Aqui é onde se realiza o controle de visitantes e o pagamento das entradas. Além disso, oferece informações sobre atividades e lugares do parque.
- Escritório Guarda-florestal na pista de esqui: está localizado próximo ao caminho principal, a 10 km da entrada do parque, em frente às pistas de esqui, nos pés do vulcão Antuco.
- Centro de Informação Ambiental: encontra-se no setor Chacay, a 5 km do acesso ao Parque. Você vai entrar 300 m por um caminho secundário, devidamente sinalizado.
- Áreas de camping e refeição: Encontra-se localizada na área de desenvolvimento Lagunillas a 2 km da entrada do Parque. Possui 20 locais com luz elétrica e cada um com um fogão, mesa, banco para 8 pessoas, lixeira, água potável (há uma torneira a cada 3 locais). A área também possui 2 cabines sanitárias, chuveiros com água quente para mulheres e homens, um lavadeiro e 2 lugares para natação.
- Restaurante Canchas de Ski: É propriedade do Club de Ski de Los Ángeles e se encontra aberto todo o ano. Está localizado próximo às pistas de esqui do vulcão Antuco a 10 km da entrada do Parque e a 5 km da administração.
- Abrigo Digeder: Abrigo de montanha localizado a 10 km da entrada do Parque e a 5 km da Administração, próximo a seis pistas de esqui do vulcão Antuco. É propriedade da DIGEDER e funciona durante a temporada de esqui. Possui instalações para alojar 50 pessoas, serviço de restaurante, aluguel de equipamentos e aulas de esqui.
Para contratar os serviços, basta entrar em contato com seu escritório em Concepción, no endereço: O´Higgins, n°740. Telefone : 041-229054
Serviços fora da área:
- Posto de gasolina: em Los Angeles a 93 km do parque.
- Telefone público: em Antuco, a 30 km do parque.
- Primeiros socorros: em Antuco, durante a temporada de inverno, existem patrulhas de esqui no Parque.
- Venda de alimentos: em Abanico, a 10 km do parque e em Antuco.
- Polícia: em Abanico e Antuco.
- Alojamento: em Abanico, Antuco e Los Ángeles.
Meios de transporte: Existe um serviço regular de ônibus rurais desde Los Ángeles até o povoado de Abanico. De Abanico até o parque não há transporte público. O Terminal de ônibus rurais fica em Villagrán, nº 507, Los Angeles.
O que ver?:
Desde a entrada do Parque Nacional a vista é simplesmente maravilhosa. Você encontrará um pequeno e estreito vale fechado por uma tampa vulcânica de 200m de altura, que contém a lagoa Laja. Ela se deságua subterraneamente nas quedas d´água La Chilcas e Torbllino, dando origem ao rio Laja. No fundo se destaca o vulcão Antuco, de 2.985 m de altura. Um belo espetáculo a apenas 30 minutos de distância a pé. O mesmo caminho continua por 4 km até o pé da tampa vulcânica e sobe até a área de Ski Antuco. À esquerda, há um caminho regular que chega ao Porto Endesa, onde existe um local para as lanchas. Mais adiante, há um trecho de 2 m em estado regular para passar pelo centro de esqui da Universidade de Concepción (atualmente não operativo), para em seguida chegar à lagoa Laja, cujas águas são verde-esmeralda, as bordas rochosas de resíduos vulcânicos e abriga bosques de cipreste da cordilheira, além da vegetação de coigües e lenga. O parque merece pelo menos um dia de visita. O caminho se estende sobre cinzas vulcânicas e rodeira por 22 km sua margem até chegar a Los Barros, onde há uma vista extraordinária dos cumes nevados (vestisqueros) da Serra Velluda e do Vulcão Antuco.
O que fazer?:
- Pesca
- Trekking
- Escalada
- Observação da fauna e flora
Trilhas:
- Trilha Los Pangues-Meseta Los Zorros: O trajeto dura 4h. É possível observar a flora e fauna do local, além da Serra Velluda e do vale do rio Laja.
- Trilha Estacionamento Endesa-Queda Las Chilcas: A duração do trajeto é de 2h30. Observa-se a flora, a fauna, fenômenos vulcanológicos e o nascimento do rio Laja.
- Trilha Estacionamento Endesa-Rio Laja: O trajeto dura 3h30. Observa-se a flora e a fauna, fenômenos geológicos e o rio Laja.
- Trilha Centro de Informação Ambiental- Los Coigues: A duração do trajeto é de 2h30. Observa-se flora e fauna, fenômenos geológicos e o volcão Antuco.
- Trilha Escritório de Guarda-florestal Chacay-Meseta Los Zorros: A duração do trajeto é de 4h. Você encontrará a flora e a fauna do local, a Serra Velluda e o vale do rio Laja.
- Trilha Escritório de Guarda-florestal Chacay-Las Araucarias: A duração do trajeto é de 4h. Observa-se a flora, a fauna, fenômenos vulcanológicos e geológicos, a Serra Velluda e o vale do rio Laja.
- Trilha Escritório de Guarda-florestal Chacay-Sierra Velluda: O trajeto dura 8h e é possível observar a flora e a fauna da região, fenômenos geológicos, cumes nevados e o vale do rio Laja.
Patrimônio Natural
Flora: Veja algumas das espécies que você encontrará no Parque Nacional Lagoa Laja.
- Cipreste da cordilheira - Austrocedrus chilensis: espécie considerada vulnerável. No parque ela forma um bosque homogêneo, considerado um dos principais do país. É possível observá-la desde a entrada do parque até as margens do caminho principal nos setores Lagunillas e Chacay.
- Araucária - Araucaria araucana: espécie classificada como vulnerável. No parque ela se encontra na parte norte. É representada por poucos exemplares, cujo valor genético é muito importante preservar. Você poderá encontrá-la na trilha de excursão que sobe até a Serra Velluda, setor Chacay.
- Maitén del chubut (Maytenus chubutensis) e Radal enano (Orites myrtoidea): espécies classificadas como raras. São arbustos de distribuição fácil de encontrar e observar, setor Chacay.
Fauna: As aves são a principal população da fauna, com 47 espécies entre pássaros, patos, aves de presa, corujas entre outras. A curicaca e o condor são os animais de maior interesse, ambos considerados vulneráveis, podem ser vistos nos setores de Lagunillas e El Chacay. Outros destaques são a perdicita cordillerana e a gaivota andina, consideradas raras. Podem ser vistas em todo o parque. A população de mamíferos é bastante escassa, com destaque para a vizcacha, espécie em estado de perigo de extinção na região e vulnerável a nível nacional. Podem ser vistas em Lagunillas, Lago Laja e no geral onde há rochas. Outros animais que podem ser encontrados são os pumas, espécie vulnerável, a raposa culpeo e a raposa chilla, ambas inadequadamente conhecidas. Elas são mais encontradas em Lagunillas e El Chacay.
Veja algumas das espécies que você encontrará no Parque Nacional Lagoa Laja:
- Cipreste da cordilheira - Austrocedrus chilensis: espécie considerada vulnerável. No parque ela forma um bosque homogêneo, considerado um dos principais do país. É possível observá-la desde a entrada do parque até as margens do caminho principal nos setores Lagunillas e Chacay.
- Araucária - Araucaria araucana: espécie classificada como vulnerável. No parque ela se encontra na parte norte. É representada por poucos exemplares, cujo valor genético é muito importante preservar. Você poderá encontrá-la na trilha de excursão que sobe até a Serra Velluda, setor Chacay.
- Maitén del chubut (Maytenus chubutensis) y Radal enano (Orites myrtoidea): espécies classificadas como raras. São arbustos de distribuição fácil de encontrar e observar, setor Chacay.
Gastronomia
Esta área tem uma identidade gastronômica, marcada principalmente pela cozinha Mapuche e o complemento da cozinha espanhola. Esta terra é caracterizada como um local de cultivo, onde existem focos diferentes de frutas, legumes, vegetais e temperos que são fundamentais para o condimento do alimento como o Merquén.
Carnes e peixes também são alimentos importantes, que são geralmente temperado com especiarias da cozinha Mapuche. Dentro os pratos típicos são o Charquicán, empanadas com pebre, cordeiro assado, brasas de tortilhas, entre outros. Você não pode visitar esta área sem comer castanhas ou pinhões
Uma das bedidas tradicionas do lugar sao a chicha de maca e vinho. Sobremesas geralmente têm amoras ou framboesas ou nozes e castanhas também.
Como chegar
- Avião: Desde Santiago até Los Ángeles.
- Bus: Desde Santiago até Los Ángeles.
- Tour: Desde Los Ángeles até o Parque Nacional Laguna del Laja.
Para mais informação sobre preços ingrese no seguinte link: http://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-laguna-del-laja/
Recomendações
O clima é mediterrâneo, quente no verão e frio no inverno. A temperatura média anual é de 13°C. A zona central do Chile é considerada a mais quente do país. No verão as temperaturas superam os 30°C.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.