O vinhedo Montes nasceu para criar vinhos de qualidade não apenas no Chile, mas sim pelo resto do mundo. Encontra-se no Valle de Colchagua e é parte da Rota do Vinho.
O Vinhedo Montes faz parte da Rota do Vinho do Valle de Colchagua e caracteriza-se por produzir vinhos reconhecidos no Chile e no resto do mundo.
A ideia de fazer um vinhedo surgiu em 1987 quando dois sócios Aurelio Montes e Douglas Murray sentiram a necessidade de produzir vinhos de qualidade. Foi assim que somaram a outros sócios, Alfredo Vidaurre e Pedro Grand e formaram o Vinhedo Montes.
O vinhedo foi um dos primeiros a apostar pelo Valle de Apalta e a plantar nas ladeiras dos morros. Também foram os primeiros a plantar Syrah (tipo de uva) no Valle de Colchagua.
É possível visitar o vinhedo através de um tour onde explicam todo o processo do vinho que começa com a colheita manual para logo transportar a uva em gamelas de 15 quilos até sua adega gravitacional, onde são criados os melhores vinhos Premium. Na escavação de barris, com forma de anfiteatro, repousam durante meses escutando cantos gregorianos durante as 24 horas.
Recorrendo aos vinhedos, são feitas degustações de vinhos e se conhece a história do Vinhedo Montes e da Rota do Vinho.
Recomendações
O clima é mediterrâneo, quente no verão e frio no inverno. A temperatura média anual é de 13°C. A zona central do Chile é considerada a mais quente do país. No verão as temperaturas superam os 30°C.
O comércio em zonas rurais abre todo o dia, mas fecham entre às 13:00 e às 15:00. É recomendável levar dinheiro em pesos chilenos, já que não há a possibilidade de pagar com cartões em quiosques e zonas rurais.
Não deixe lixo na praia, parques e nem na via pública. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos. Evite multas.