Considera-se o santuário de narturaleza devido a sua diversidade de flora e fauna, contém uma área de 39 mil hectares, dos quais 11 mil 575 são administradas pela Conaf, esta área protegida tem vários locais de interesse, para ser o mais significativo Vila Paulina, Piedra Carvajal e geleiras La Paloma e El Altar.

Incorporado na paisagem montanhosa dos Andes Centrais, o Santuário de Natureza Yerba Loca, é uma excelente escolha para uma tarde ou um fim de semana em meio à tranquilidade e beleza que a natureza oferece.
São os pedaços pequenos de espécies arbóreas nativas e introduzidas, combinados com a variedade de pássaros e as montanhas que dominam a paisagem, dando vida e singularidade para este santuário natural. É na área denominada "Villa Paulina", que abriga as florestas de cipreste, pinheiro, choupo, olmo e cinzas, todas as espécies introduzidas pelos habitantes do setor e por Conaf, que é responsável por sua administração e cuidado.

Cercando o vale de Yerba Loca, duas cadeias de montanhas impõe suas maiores alturas das colinas El altar e Los Pinches 5.222 e 4.274 metros, tornando-se atrativos para o alpinismo.