Andean handicrafts attract thousands of tourists. Do you want to know this practice that has been standing for thousands of years?

No Atacama andino nós podemos encontrar uma infinita gama de cores. Não tem apenas paisagens do deserto… é tradição, é cultura… é a manufatura que nasce das mãos de centenas de mulheres que dedicam sua vida ao tecido e ao trabalho têxtil.

Por GoChile

Todas as técnicas dos tecidos a mão, vêm desde a época pré-colombiana, quando as mulheres começaram a se dedicar à criação de alpacas. Mais adiante, começaram a perceber que os animais não só podiam servir de abrigo, mas também que a partir deles podiam criar artesanatos e artigos decorativos para trocar (no princípio) e vender. Foi assim que as mulheres camponesas desenvolveram uma arte têxtil que se mantém até nossos dias. 

A cultura aimara se caracterizou sempre por sua estreita relação com o artesanato têxtil. Inclusive sua principal vestimenta consistia em um traje simples, com um cinto de tecido a tear, algo bastante similar a um cinturão, mas feito com suas próprias mãos, como símbolo de status social. Estas tradições têxteis existem há mais de 1300 anos e representam a história e o pensamento aimara.

No norte do Chile, especialmente no Atacama andino, pode-se encontrar mulheres que realizam ponchos, bolsas, coletes de lã de alpaca e vicunha.  

Viva a experiência