Conheça tudo sobre a maior reserva marinha das Américas.

Os oceanos estão atualmente se deteriorando continuamente devido à poluição e acidificação das águas. Este problema está, por sua vez, causando efeitos adversos nos ecossistemas marinhos, biodiversidade e pesca de pequena escala. Diante dessa irregularidade, a ONU propôs o objetivo de proteger 10% do oceano até 2020 e uma das ações para realizá-lo é a criação do Parque Marinho de Nasca - Desventuradas.

Nasca - Desventuradas é a maior reserva do continente americano. Lar das moreias, leões marinhos e peixes espada tem uma superfície semelhante à da Itália. Criada pelo governo do Chile, a reserva cobre 297.000 quilômetros quadrados de mar ao redor das ilhas de San Ambrosio e San Felix.

Juntas, essas ilhas são conhecidas como Desventuradas e fazem parte da cordilheira de Nasca que vai do Peru a Rapa Nui. Consideradas parte da região de Valparaíso , estão localizadas a 900 quilômetros da costa chilena.

A reserva Nasca - Desventuradas está localizada em um ambiente excepcional que abriga em sua maioria espécies endêmicas. Segundo o biólogo marinho e explorador residente da National Geographic, Enric Sala, 72% dos peixes deste arquipélago e das ilhas Juan Fernández vivem apenas nesta área do Pacífico Sul.

Por outro lado, o novo parque marinho promoverá a recuperação das pescarias esgotadas nesta área do Pacífico e assegurará o futuro da pesca de lagosta no arquipélago de Juan Fernández.

A criação da reserva foi possível graças à colaboração entre Mares Pristinos e a ONG Oceana: "A pesca poderá continuar a ser praticada nas áreas adjacentes à área protegida", explica Álex Muñoz, vice-presidente da Oceana no Chile.

 

Viva a experiência