A magia que as montanhas exercem sobre o homem desde tempos imemoriais faz com que o montanhismo seja um esporte que reúne cada vez mais adeptos. Entre as atividades de escaladas em montanhas, sem dúvida a mais perigosa é a de subir os cumes mais altos. Combinando técnica, equipamento e condição física, a prática deste esporte é um desafio à destreza, habilidade e resistência do ser humano.
Pacotes destacados
Aquí está uma lista dos melhores passeios que incluem Montanhismo em suas atividades. Para a lista completa e detalhada, veja nossa lista de passeios de Montanhismo.
Hiking a Fitz Roy e Lagoa Los TresFull day
Este hiking é um dos mais solicitados da Patagônia e nos levará para conhecer incríveis paisagens montanhosas que vão desde El Chaltén…
- DesdeUS$299por pessoa
Passeio de gôndola pelo Valle Nevado com almoço2 Horas
Desfrute de um passeio panorâmico pela maior estação de esqui da América do Sul no topo das modernas gôndolas do Valle Nevado e termine…
- DesdeUS$399por pessoa
Ao contrário do excursionismo, a prática do montanhismo requer inevitavelmente três componentes:
- Sólidos conhecimentos técnicos
- Excelente estado físico
- Equipamento especializado
Conseguir uma boa condição física e os equipamentos apropriados não é uma tarefa tão difícil, já que podem ser alcançadas por meio de academias e lojas especializadas. Porém os conhecimentos necessários para superar os obstáculos e os riscos de subir altos cumes só podem ser adquiridos através de instruções por parte de montanhistas ou guias especializados, além de ir superando pouco a pouco níveis mais complexos.
A prática de subir montanhas já era muito utilizada na cultura Maia, pois quando realizavam seus rituais, era necessário subir e construir lugares cerimoniais em cumes como o Llullaillaco ou El Plomo. Porém, como prática esportiva, o montanhismo no Chile se remonta ao século XX.
Nosso país conta com 4.200 km de cordilheira e cumes de mais de 6.800 metros de altura, muitos deles inexplorados. Além disso, todos servem de excelente ponto de partida para quem pretende subir o Monte Aconcágua (6.957 metros) distante apenas 150 km de Santiago no território argentino.
Aspectos Básicos do montanhismo
O mais importante para a prática segura do montanhismo é, sem dúvida, a informação técnica que você pode receber de instrutores experientes e os equipamentos adequados para subir montanhas. A escolha do equipamento especializado é fundamental, já que uma falha pode significar a diferença entre uma aventura e uma tragédia.
As condições de cansaço, frio, altura, falta de oxigênio, neve e vento impõem severas demandas ao nosso organismo e ao nosso estado mental, por isso, a boa condição física e a prudência são indispensáveis. Apesar de tudo, este esporte vale cada um dos sacrifícios que exige.
O contato com as montanhas, o encontro com você mesmo, o trabalho em equipe, a sensação de liberdade e a humildade que a montanha nos dá são definitivamente uma excelente recompensa. Em nosso país, a Federação de Andinismo do Chile realiza cursos básicos de montanha e escalada em rochas e gelo, além de ser o órgão que representa os guias e instrutores que realizam excursões.
Recomendações Ecológicas
Como o montanhismo é uma atividade que se desenvolve ao ar livre, em contato direto com a natureza, é fundamental aplicar certas normas de conduta ecológica.
- Os ecossistemas de altura são muito delicados, por isso, você deve cuidá-los.
- Não jogue lixo no chão. Jogue-o em um lixeiro ou guarde-o até encontrar um.
- Um pedaço de papel pode demorar mais de 15 anos em se decompor em alturas superiores a 3.000 metros.
- Não risque, pinte ou marque as pedras.
- Se precisar fazer suas necessidades, cave um buraco de 25 cm de profundidade e em seguida, tape-o completamente. Tenha o cuidado de manter 30 metros de distância de qualquer fonte de água (rios, lagos e esteiros).
- Procure não deixar rastros de sua permanência no lugar.
Recomendações de Segurança
A prática do montanhismo implica aceitar os riscos e perigos inerentes a esta atividade. A instrução de um especialista, a prudência e o equipamento adequado podem ajudar a diminuir os riscos, entretanto, não os elimina. A possibilidade de sofrer uma lesão grave ou perder a vida está sempre presente.
Equipamento
Ao comprar seu equipamento para praticar montanhismo, procure a ajuda de alguém com experiência no assunto, para assim poder escolher os equipamentos que mais se adequem às suas necessidades. Antes de comprá-los, recomendamos que você os alugue até ter certeza de que realmente quer continuar praticando este esporte.
Acessórios Básicos
- Sapatos adequados para o terreno
- Roupas apropriadas
- Barraca de montanha
- Saco de dormir
- Colchonete
- Fogão para acampar
- Lanterna
- Kit primeiros socorros
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Mochila
Equipamento Técnico
- Piolet
- Crampon
- Bastões
- Corda
- Mosquetões
- Cadeirinha
- Capacete
Dados GoChile
Associações
Federação de Andinismo do Chile (página em espanhol)
Almirante Simpson 77, Providencia, Santiago
Fones (56-2) 2220888 e 2229140
Livros e Guias
Andes Handbook
Guia das montanhas da Cordilheira dos Andes e de suas rotas de escalada.
The Mountaineering Handbook: Modern Tools and Techniques That Will Take You to the Top
Autor: Craig Connally
Ano: 2004
Mountaineering: Training and Preparation
Autor: Carlton Cooke
Ano: 2010