Digam-me: qual país do mundo tem tantos quilômetros de praia, sol e mar? O Chile se tornou um destino privilegiado por sua diversidade, que se destaca não só por sua Cordilheira dos Andes, parques e reservas nacionais, mas também por uma extensa costa onde chegam as águas do oceano pacífico.

Buscando no mapa do mundo, não encontrei nada similar ao Chile. Parece que nosso país, que é tão fino no mundo, é um dos países “mais ricos” em diversidade de paisagens. Já falamos do Deserto do Atacama, da Patagônia e dos Campos de Gelo Norte, mas tínhamos esquecido de um dos atributos mais importantes, nossa costa do pacífico.  

Temos o que muitos países sonhariam em ter: praias para os esportes de aventura, locais para mergulho, baías desabitadas, águas tranquilas e enormes ondas para os amantes do surfe. As praias se caracterizam por seus enormes espaços de areia (geralmente escura), quilômetros para caminhar e infinitos setores para esportes de aventura.

Na região central e norte do Chile você encontrará praias de areia mais clara. Destacam-se as praias de Arica e Iquique onde também são realizados eventos esportivos no verão, e eventos surpresas com música. Iquique conta com uma ampla orla costeira onde as pessoas caminham, andam de bicicleta, skate ou patins percorrendo a praia principal.

Na região central do Chile ficam as famosas praias de Pichilemu, Algarrobo, Valparaíso, Viña del Mar, Reñaca, Concón, Maitencillo, Zapallar (entre outras). Aqui você se encontrará com muita vida noturna, como festas, eventos musicais e culturais. Encontrará restaurantes e bares ao ar livre com uma ampla oferta de mariscos e produtos do mar. Se quer dar uma escapada rápida da rotina lhe recomendamos este programa de viagens que inclui Santiago e as praias de Valparaíso.

Se vamos mais ao sul, encontramos a Rota das Caletas del Maule, que vão desde Bucalemu até Buchupureo, aproximadamente. Caracterizam-se por terem sido vítimas do tsunami de fevereiro de 2007, que depois de sua reconstrução deram vida a baías de pescadores e restaurantes com deliciosos pratos típicos da região.

Mais ao sul nos encontramos com praias maravilhosas, mas um pouco mais desconhecidas. O mar vai ficando violento à medida que avançamos para a região mais ao sul do Chile, com exceção de algumas baías e escarpas aptas para o banho. Das praias geograficamente mais atrativas e ao mesmo tempo quase inexploradas temos Estaquilla, Huar Huar e Llico abaixo da Região dos Lagos.

Se você está na Patagônia, a costa parece completamente fragmentada e você presenciará os fiordes e canais, onde poderá ver cumes com neve e baías. Esqueça-se do surfe, esqueça-se do mergulho... Aqui lhe recomendamos percorrer o oceano Pacífico junto de um cruzeiro que leve você a conhecer os melhores lugares da região mais ao sul do mundo. Quer viver esta experiência?

Viva a experiência